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Tipo: Tese
Título: Ciclos econômicos, mercado de trabalho e a pós-graduação em economia no Brasil
Autor(es): Leal, Priscila de Queiroz
Primeiro Orientador: Freguglia, Ricardo da Silva
Membro da banca: Perobelli, Fernando Salgueiro
Membro da banca: Schiavon, Laura de Carvalho
Membro da banca: Figueirêdo, Lízia de
Membro da banca: Sakurai, Sergio Naruhiko
Resumo: Apesar da crença generalizada de que a educação de pós-graduação aprimora o desempenho individual no mercado de trabalho e os resultados econômicos da nação, surpreendentemente há poucos ensaios empíricos para essa conjectura na literatura internacional. No Brasil, por sua vez, os estudos são escassos. Para preencher essa importante lacuna, esta Tese apresenta uma combinação de três ensaios cujos objetivos são: identificar a influência dos ciclos econômicos nas matrículas, titulação, abandonos e desligamentos nos programas de pósgraduação; verificar a relação entre a educação de pós-graduação e a renda do trabalho póstitulação; e analisar associação entre os ciclos econômicos e os salários de pós-graduados entrantes e permanentes no mercado de trabalho em períodos de recessão e de expansão econômica. Os três ensaios apresentam uma abordagem econômica com técnicas de microeconometria aplicada a uma estrutura longitudinal de dados. O banco de dados utilizado compreende a junção dos dados de indivíduos disponíveis na ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), com os indicadores econômicos disponíveis na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio). O Capítulo 1 versa sobre a introdução geral desta Tese. O Capítulo 2 trata da relação entre as taxas de desemprego e as matrículas nos programas de pós-graduação em Economia no Brasil para o período 2007 a 2019. As estimações dos modelos foram realizadas utilizando o método pooled logit, para identificar a relação entre os ciclos econômicos e a matrícula e permanência na pós-graduação. Adicionalmente, buscou-se obter a influência dos ciclos econômicos sobre a escolha do nível do programa de pós-graduação (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado). As estimações foram divididas por sexo do indivíduo, a fim de verificar possíveis discrepâncias nos resultados por gênero. Os resultados indicaram que as matrículas nos cursos de pós-graduação em Economia são pró-cíclicas para as mulheres, ou seja, quando há um aumento da taxa de desemprego, há uma redução na probabilidade de matrículas e titulações de mulheres nos programas de pós-graduação em Economia, enquanto que, para os homens, as matrículas são anticíclicas, o que significa que um aumento na taxa de desemprego leva a um aumento na propensão à matrícula e à titulação nos cursos de pós-graduação em Economia. Porém, esta é associação não linear. O Capítulo 3 aborda o mercado de trabalho para os novos mestres em Economia no Brasil. Considerando que no Brasil a porta de entrada para a pós-graduação stricto sensu é o mestrado, objetivouse: i) verificar a probabilidade de os novos mestres em Economia conseguirem um emprego em tempo integral; ii) avaliar o desempenho dos novos mestres em termos de retornos salariais; iii) levantar os setores ocupacionais onde atuam; iv) descrever os diferenciais por idade, sexo, e classificação do programa de pós-graduação; v) e verificar a diferença de ocupações e ganhos salariais de pós-graduados do sexo feminino e do sexo masculino. A partir de dados empilhados, utilizou-se um modelo probit cujo resultados indicaram que as características socioeconômicas, assim como a obtenção de títulos em programas de pósgraduação mais bem avaliados, afetam positivamente o salário médio inicial. Outro resultado importante revela que a obtenção de um cargo fora do setor educacional/academia implica prêmios salariais mais elevados do que aqueles em instituições acadêmicas. No Capítulo 4, o objetivo foi analisar a ciclicidade dos salários reais através dos ganhos mensais, durante o período de 2011-2018 para trabalhadores brasileiros com títulos de mestrado e doutorado em Economia, do sexo masculino e feminino separadamente, empregados em tempo integral, que permaneceram em uma empresa por mais de um ano (stayers) e trabalhadores que permaneceram em uma empresa por menos de um ano (movers). Foi utilizado um modelo de efeitos fixos com controles para heterogeneidade observada e não observada do trabalhador e heterogeneidade não observada da empresa. Os principais resultados mostraram que, para os indivíduos que permaneceram por mais de um ano em uma empresa (stayers), a taxa de desemprego apresentou um efeito pró-cíclico sobre os salários reais. Entretanto, quando avaliado separadamente, por sexo, a relação entre o ciclo econômico e os salários reais apresentou um resultado acíclico para trabalhadores do sexo masculino e um comportamento anticíclico dos salários reais para os trabalhadores do sexo feminino. Com relação ao efeito fixo de empresas, não houve significância das variáveis relacionadas ao desemprego. Esses resultados apontam para uma rigidez salarial nos proventos dos mestres e doutores em Economia no mercado de trabalho formal.
Abstract: Despite the widespread belief that postgraduate education improves individual performance in the labor market and the nation's economic outcomes, there are surprisingly few empirical tests for this conjecture in the international literature. In Brazil, in turn, studies are scarce. In order to fill this important gap, this Thesis presents a combination of three essays whose objectives are: to identify the influence of economic cycles on enrollments, degrees, dropouts and dismissals in postgraduate programs; to verify the relationship between postgraduate education and post-graduate work income; and to analyze the association between economic cycles and the wages of incoming and permanent postgraduates in the labor market in periods of recession and economic expansion. The three essays present an economic approach with microeconometric techniques applied to a longitudinal data structure. The database used comprises the combination of data from individuals available at ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia), at CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) and at RAIS (Relação Annual de Informações Sociais), with the economic indicators available in the PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilio). Chapter 1 deals with the general introduction of this Thesis. Chapter 2 deals with the relationship between unemployment rates and enrollment in postgraduate programs in Economics in Brazil for the period 2007 to 2019. The model estimates were performed using the pooled logit method, to identify the relationship between the economic cycles and enrollment and permanence in postgraduate studies. Additionally, it looked for to obtain the influence of economic cycles on the choice of postgraduate program level (academic master's, professional master's and doctorate). The estimates were divided by gender of the individual, in order to verify possible discrepancies in the results by gender. The results indicated that enrollments in postgraduate courses in Economics are pro-cyclical for women, that is, when there is an increase in the unemployment rate, there is a reduction in the probability of enrollments and titles of women in postgraduate programs. degree in Economics, while, for men, enrollments are countercyclical, which means that an increase in the unemployment rate leads to an increase in the propensity to enroll and hold degrees in postgraduate courses in Economics. However, this is a non-linear association. Chapter 3 addresses the job market for new masters in Economics in Brazil. Considering that in Brazil the gateway to stricto sensu postgraduate studies is the master's degree, the objective was: i) to verify the probability that new masters in Economy get a full-time job; ii) evaluate the performance of new masters in terms of salary returns; iii) survey the occupational sectors where they operate; iv) describe the differentials by age, sex, and classification of the graduate program; v) and verify the difference in occupations and wage earnings of female and male postgraduate students. Based on stacked data, a probit model was used whose results indicated that socioeconomic characteristics, as well as obtaining degrees in the best evaluated postgraduate programs, positively affect the average starting salary. Another important result reveals that obtaining a position outside the educational/academic sector implies higher salary premiums than those in academic institutions. In Chapter 4, the objective was to analyze the cyclicality of real wages through monthly earnings, during the period 2011-2018 for Brazilian workers with master's and doctoral degrees in Economics, male and female separately, employed full-time, who remained in a company for more than a year (stayers) and workers who stayed in a company for less than a year (movers). A fixed effects model was used with controls for observed and unobserved worker heterogeneity and unobserved firm heterogeneity. The main results showed that, for individuals who stayed for more than a year in the company (stayers), the unemployment rate showed a pro-cyclical effect on real wages. However, when evaluated separately, by gender, the relationship between the economic cycle and real wages showed an acyclical result for male workers and a countercyclical behavior of real wages for female workers. Regarding the fixed effect of companies, there was no significance of the variables related to unemployment. These results point to salary rigidity in the earnings of Masters and Doctors in Economics in the formal labor market.
Palavras-chave: Ciclos econômicos
Taxa de desemprego
Mercado de trabalho
Pósgraduação
Business cycles
Unemployment rate
Job market
Postgraduate
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Economia
Programa: Programa de Pós-graduação em Economia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15350
Data do documento: 29-Mar-2023
Aparece nas coleções:Doutorado em Economia (Teses)



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