Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15273
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
valquiriadutraleite.pdf6.51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
valquiriadutraleite-produtoeducacional.pdf3.36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Implicações de um projeto sobre o lixo eletrônico na aprendizagem de objetos estatísticos: reflexão e crítica Universidade Federal de Juiz de Fora em 2022
Autor(es): Leite, Valquíria Dutra
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: David, José Maria Nazar
Membro da banca: Chaves, Rodolfo
Resumo: Nesta pesquisa, intencionou-se investigar como um projeto com o tema lixo eletrônico circundando o processo de ensino e de aprendizagem, no que tange à produção, organização e informação de dados, pode propiciar oportunidades para desenvolvimento de uma consciência ecológica dos alunos. Sua caracterização é de uma pesquisa qualitativa apoiada na metodologia da engenharia didática e com fundamentação na teoria das situações didáticas. Foi desenvolvida em um cenário de ensino remoto, devido às adequações impostas pela pandemia do novo coronavírus, com alunos do 7° ano do ensino fundamental de uma escola pública federal, dos quais dezenove deles foram participantes efetivos da pesquisa. As produções dos alunos nas fases do projeto compuseram os dados da pesquisa, os quais foram analisados, validando a hipótese de que os conhecimentos assimilados potencializaram a aprendizagem de objetos do conhecimento estatístico e, ao mesmo tempo, agregaram valores com relação à consciência ecológica. Em decorrência da pesquisa, foi elaborado o produto educacional “Lixo eletrônico: da coleta ao descarte” no formato de um guia didático, com orientações para o desenvolvimento de um projeto, cujo objetivo principal é despertar a consciência ecológica pela temática lixo eletrônico por meio da mobilização de objetos do conhecimento estatístico.
Abstract: This paper investigates how a project about electronic waste surrounding the teaching and learning process regarding the production, organization, and information of data can provide opportunities for the development of students' ecological awareness. It is characterized as qualitative research supported by the didactic engineering methodology and based on the theory of didactic situations. It was developed in a remote teaching scenario, due to the adjustments imposed by the new coronavirus pandemic, with 7th grade students from a federal public school, nineteen of whom were subjects of the research. The students' productions in the project phases composed the research data and were analyzed, validating the hypothesis that the assimilated knowledge enhanced the learning of objects of statistical knowledge, and, at the same time, added values related to ecological awareness. As a result, it was developed the educational product “Electronic waste: from collection to disposal” in the format of a guidebook, with guidelines for the development of a project which main objective is to raise the ecological awareness of the electronic waste through the mobilization of objects of statistical knowledge.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação estatística
Engenharia didática
Teoria das situações didáticas
Consciência ecológica
Mathematics education
Statistics education
Didactic engineering
Theory of didactical situations
Ecological consciousness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15273
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons