Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15268
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianaaparecidadasilva.pdf3.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Capacidades docentes de professores de física em formação continuada
Author: Silva, Adriana Aparecida da
First Advisor: Magalhães, Tânia Guedes
Referee Member: Vieira, Daniela da Silva
Referee Member: Tagliat, José Roberto
Referee Member: Cristovão, Lúcia Lopes
Referee Member: Nardi, Roberto
Resumo: Esta pesquisa está na interface dos campos do Ensino de Física e da Linguística Aplicada, tendo por objetivo geral investigar o desenvolvimento das capacidades docentes de professores de Física em um curso com a perspectiva crítico-reflexiva-colaborativa, sobre o gênero textual relatório científico na Educação Básica. Os objetivos específicos de pesquisa foram: investigar as representações dos professores-cursistas sobre as práticas experimentais desenvolvidas em suas realidades escolares; analisar as capacidades docentes desenvolvidas pelos professores-cursistas no curso de formação continuada; e compreender os saberes apreendidos pelos professores-cursistas sobre conteúdos de Física para o ensino escolar. O objetivo de ação foi desenvolver e realizar um curso para professores de Física que contemplasse as práticas experimentais no Ensino de Física; os gêneros textuais da esfera científica; e o gênero textual relatório científico. O trabalho está fundamentado teóricometodologicamente nas discussões acerca: (i) da profissionalidade docente e da formação de professores de Física; (ii) dos pressupostos do ISD; (iii) dos conceitos de prática reflexiva crítica e de colaboração; (iv) dos saberes e capacidades docentes; (v) da metodologia de pesquisa-ação-crítico-colaborativa; e das práticas experimentais no ensino de ciências da natureza. O corpus da pesquisa foi constituído pelos textos orais de três professores de Física da Educação Básica, produzidos no curso de formação continuada e analisados adotando os Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático. Em relação ao primeiro objetivo específico de pesquisa, percebemos a maior ocorrência de turnos de fala dos docentes nos contextos das macrodimensões pedagógica, linguística e axiológica. No que se refere ao segundo objetivo específico, as capacidades docentes mais mobilizadas foram buscar/conhecer e ensinar/usar os gêneros textuais; refletir a respeito de quais são as relações entre teoria e prática; e refletir acerca de suas próprias ações. Identificamos novas capacidades docentes, as quais se referem aos saberes de autoavaliação, de avaliação, de metodologia e teórico. Em relação ao terceiro objetivo específico, identificamos saberes apropriados pelos professores-cursistas associados aos níveis de desenvolvimento de conceitos (conteúdos de empuxo/princípio de Arquimedes e às interrelações CTS), de capacidades de ação (uso da linguagem no Ensino de Física, à unidade teoria-prática, ao trabalho com práticas experimentais e à planificação de aulas) e das pessoas (oposição passado-presente e coletivoeu, professor, a autorrepresentação docente, o contexto de trabalho e as vozes sociais mais amplas presentes no trabalho docente). A partir desses resultados, concluímos que o curso de formação continuada composto por atividades de ordem teórico-prática reflexiva contribuiu para o desenvolvimento de saberes e capacidades docentes de professores-cursistas no âmbito do Ensino de Física, ensejou a reflexividade crítica dos docentes nas ações coletivas realizadas, alcançando aspectos que extrapolam o âmbito dos conhecimentos de ciências da natureza, como o conhecimento linguístico, e promovendo a constituição da identidade profissional docente com saberes amplos que perpassam os diferentes níveis de desenvolvimento.
Abstract: This research is at the interface of the fields of Physics Teaching and Applied Linguistics, with the general objective of investigating the development of teaching capacities of Physics teachers in a course with a critical-reflective-collaborative perspective, about the textual genre scientific report in Basic Education. The specific research objectives were: to investigate the representations of course-teachers about the experimental practices developed in their school realities; to analyze the teaching capacities developed by the teacher-course participants in the continuing education course; and to understand the knowledge acquired by the teacher-course participants about Physics contents for school teaching. The objective of the action was to develop and implement a course for Physics teachers that contemplated the experimental practices in Physics Teaching; the textual genres of the scientific sphere; and the textual genre scientific report. The work is theoretically and methodologically based on discussions about: (i) the teaching professionalism and the training of Physics teachers; (ii) the ISD assumptions; (iii) the concepts of critical reflective practice and collaboration; (iv) of teaching knowledge and capacities; (v) of the research-action-critical-collaborative methodology; and of experimental practices in the teaching of natural sciences. The research corpus was constituted by the oral texts of three Basic Education Physics teachers, produced in the continuing education course and analyzed adopting the Thematic Orientation Segments and Thematic Treatment Segments. Regarding the first specific research objective, we noticed a higher occurrence of teachers' speech turns in the contexts of pedagogical, linguistic and axiological macro-dimensions. Regarding the second specific objective, the most mobilized teaching capacities were to seek/know and teach/use textual genres; to reflect about the relations between theory and practice; and to reflect about their own actions. We identified new teaching capacities, which refer to self-evaluation, evaluation, methodology, and theoretical knowledge. In relation to the third specific objective, we identified knowledge appropriated by the teacher-course participants associated with the development levels of concepts (contents of buoyancy/ Archimedes' principle and CTS interrelationships), of action capacities (the use of language in Physics Teaching, the unity theory-practice, the work with experimental practices, and lesson planning), and of persons (past-present and collective-self opposition, teacher self-representation, the work context, and the wider social voices present in the teaching work). Based on these results, we conclude that the continuing education course composed of theoretical and practical reflective activities contributed to the development of knowledge and teaching abilities of the teachers-course participants in the scope of Physics Teaching, and enabled the critical reflexivity of the teachers in the collective actions carried out, reaching aspects that go beyond the scope of the knowledge of natural sciences, such as linguistic knowledge, and promoting the constitution of the professional teaching identity with broad knowledge that go through different levels of development.
Keywords: Formação continuada de professores
Saberes e capacidades docentes
Gênero textual relatório científico
Práticas experimentais no ensino de física
Continuing teacher education
Teaching knowledge and capacities
Scientific report textual genre
Experimental practices in physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15268
Issue Date: 17-Mar-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons