https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15266
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antoniocarlossiqueiradutra.pdf | 8.26 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Tese |
Title: | A cidade em atos de memória |
Author: | Dutra, Antônio Carlos Siqueira |
First Advisor: | Miranda, Sonia Regina |
Referee Member: | Ferrari, Anderson |
Referee Member: | Almeida, Fabiana Rodrigues de |
Referee Member: | Lucini, Marizete |
Referee Member: | Jara, Miguel Angel |
Resumo: | Esta tese parte de um tema sustentado na construção de uma vida inteira. Duas categorias principais: 1 - a observação contínua da cidade e a busca de sua compreensão à medida que, ao longo da vida do pesquisador, se amplia o mapa territorial e seu conceito de cidade; 2 – o olhar especial voltado para as pessoas de longa idade que se potencializa com o encontro do pesquisador com autores de sustentação de bases teóricas, poetas e até mesmo, autores ficcionais. A partir daí, vai se desenhando uma pesquisa fundada na soma dos dois temas elencados acima que objetivava construir respostas para as seguintes perguntas entrelaçadas da pesquisa: Como o vivido e as práticas cotidianas de diferentes “fisionomistas” / “praticantes ordinários” da cidade se inserem e se relacionam com a cidade e sua memória? Como a cidade comparece nas narrativas e de que modo tais narrativas ganham forças para educar a própria cidade? Para a construção de respostas não houve apenas um único procedimento metodológico. Há, dentro da tese, produção de empiria baseada em entrevistas livres realizadas com quatro das vozes narradoras participantes do texto, a saber: Geralda Caetano da Silva, Mounira Haddad Rahme, Leila Maria Fonseca Barbosa e Thereza de Azevedo Leite e dois outros processos distintos. A escuta interpretativa da voz de Cora Coralina por meio de seus escritos comparece aqui como uma quinta voz, provocadora, assim como fora a poeta goiana que escreveu uma vida inteira e teve seu primeiro livro publicado somente aos 75 anos de idade, no momento crepuscular de sua vida. Para Jorge Couri - a sexta voz narradora e a única masculina - o processo empregado foi a análise de entrevistas anteriormente realizadas combinada à leitura da narrativa imagética construída com as milhares de fotografias que produziu em quase meio século de trabalho como fotojornalista na cidade de Juiz de Fora. Exceto Cora Coralina, os outros cinco narradores passaram pelo menos mais de noventa por cento de suas vidas na cidade de Juiz de Fora e, para eles, a cidade narrada e a cidade que educa é essa. A pesquisa se sustenta, teoricamente em um rol de autores do campo da Memória e da teoria da História, com destaque para Walter Benjamin e Ecléa Bosi que, mais do que referentes teóricos, são fontes de inspiração para toda a construção do trabalho em sua forma e conteúdo. O processo de pesquisa, desde o início, entendeu respondida uma primeira pergunta central e subterrânea: as narrativas educam? Sim, as narrativas educam! Porém, optou-se em voltar a esse questionamento para reforçar o que parece claro a quem envereda pela reflexão em torno da Memória Social. E responde a pergunta elegida como orientadora desta pesquisa, confirmando, por procedimentos acadêmicos, que as narrativas de pessoas longevas e, por extensão, as narrativas de todos os seres viventes têm força educativa para a compreensão da cidade como espaço de variadas convivências e vivências simultâneas em territórios distintos, considerando que também fica confirmado que a cidade não é una e sim múltipla, plural e polifônica. Possui várias peles e camadas e abriga muitas temporalidades e, no caso específico de Juiz de Fora, os viveres diferenciados de quase seiscentas mil pessoas. |
Abstract: | This dissertation starts from a theme that has been built as a life journey. Two main categories: 1 - the continuous observation of the city and the search for its understanding as, throughout the researcher's life, the territorial map and its concept of city are expanded; 2 – the special look aimed at the elderly, which is strengthened by the researcher's meeting with the main authors of the theoretical work, poets and even fictional authors. From there, a research based on the sum of the two themes listed above was designed, which aimed to build answers to the following intertwined questions of the research: How practices and daily life of different “physiognomists”/“ordinary practitioners” of the city are inserted and relate to the city and its memory? How does the city appear in the narratives and how do such narratives gain strength to educate the city itself? To answer these questions, there was not only a single methodological procedure. There is, within the thesis, empirical production based on free interviews carried out with four of the narrating voices participating in the text, namely: Geralda Caetano da Silva, Mounira Haddad Rahme, Leila Maria Fonseca Barbosa and Thereza de Azevedo Leite and two other distinct processes. The interpretative listening of the voice of Cora Coralina through her writings appears here as a fifth, provocative voice, just like the poet from Goiás who wrote a lifetime and had her first book published only at the age of 75, at the twilight moment of her life. For Jorge Couri – the sixth narrator voice and the only male one – the process used was the analysis of previously carried out interviews combined with the reading of the imagery narrative built with the thousands of photographs he produced in almost half a century of work as a photojournalist in the city of Juiz de Fora. Except for Cora Coralina, the other five narrators spent at least more than ninety percent of their lives in the city of Juiz de Fora and, for them, the city narrated and the city that educates is this. The research is based, theoretically, on a list of authors from the field of Memory and the theory of History, with emphasis on Walter Benjamin and Ecléa Bosi who, more than theoretical references, are sources of inspiration for the entire construction of the work in its form. and content. The research process, from the beginning, understood the answer to a first central and subterranean question: do narratives educate? Yes, narratives educate! However, it was decided to return to this questioning to reinforce what seems clear to those who enters on thinking about Social Memory. And it answers the question chosen as a guide for this research, confirming, through academic procedures, that the narratives of long-lived people and, by extension, the narratives of all living beings have educational force for the understanding of the city as a space of varied coexistences and simultaneous experiences. in different territories, considering that it is also confirmed that the city is not one but multiple, plural and polyphonic. It has several skins and layers and shelter many temporalities and, in the specific case of Juiz de Fora, the different lives of almost six hundred thousand people. |
Keywords: | Cidade Narrativas Sujeitos de vida longeva História aberta Processos educativos não escolares City Narratives Elderly people Open history Non-school educational processes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00104 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15266 |
Issue Date: | 4-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (Teses) |
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