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Clase: Dissertação
Título : Educação em saúde no contexto da pandemia SARS-CoV-2 na perspectiva de usuários de equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF)
Autor(es): Assis, Lígia de Faria
Orientador: Camargo, Sérgio Xavier de
Co-orientador: Ramos, Andréia Aparecida de Miranda
Miembros Examinadores: Campos, Estela Marcia Saraiva
Miembros Examinadores: Fernandes, Juliana Azevedo
Resumo: A educação em saúde, como construção compartilhada do conhecimento, constitui-se ferramenta para o desenvolvimento de uma análise crítica em relação às inúmeras informações recebidas e propicia percepções e práticas de acordo com cada realidade, tornando o sujeito protagonista e corresponsável pela sua saúde e pela da comunidade. Ela tem papel importante no enfrentamento da pandemia da Covid-19, tanto no contexto epidemiológico quanto nas medidas de prevenção e controle do coronavírus. A abordagem aos usuários das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) fortalece a construção de vínculos, diálogo, cuidado humanizado e garantia de acesso aos serviços de saúde. O uso de metodologias ativas de aprendizagem adequadas estimula profissionais e usuários no processo de ensino-aprendizagem e propicia educação em saúde eficaz orientada à comunidade no enfrentamento a pandemia. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os processos de aprendizado em saúde proporcionados aos usuários de APS, em território determinado, quanto às medidas de prevenção e controle do Covid-19. Este estudo subsidiário ao estudo multicêntrico do PROFSAÚDE sobre Prevenção e controle da Covid-19 utiliza abordagem qualitativa e fontes secundárias de dados, constituídas pelas transcrições de entrevistas realizadas em uma ESF do município de Matias Barbosa-MG. A análise de conteúdo temática segue metodologia de Bardin (2011), tem como instrumento de análise uma matriz de categorias e como período de coleta os meses de agosto e setembro de 2022. Foram abordados, nas entrevistas, temas relacionados com a fé, vulnerabilidades, gravidade, transmissibilidade, sequelas e mortes. Prejuízos da saúde mental, social e financeira foram mencionados com frequência e as medidas de prevenção foram citadas por todos os entrevistados. As metodologias institucionais utilizadas como teleatendimento, visitas domiciliares, whatsapp institucional, cartazes, panfletos e carro de som e as não institucionais como as redes sociais, cultos religiosos e a convivência familiar e comunitária foram também mencionadas pelos entrevistados.
Resumen : Health education as a shared construction of knowledge is an instrument for the development of a critical analysis in relation to the innumerable information received. It provides perceptions and practices according to each reality, making the subject protagonist and co-responsible for his health and for the health of the community. It plays an important role in tackling the Covid-19 pandemic, both in the epidemiological context and in measures to prevent and control the coronavirus. The approach to users by family health strategy teams (ESF) strengthens the construction of bonds, dialogue, humanized care and the guarantee of access to health services. The use of appropriate active learning methodologies encourages professionals and users in the teaching-learning process and provides effective community-oriented health education in coping with the pandemic. This research aims to investigate the health learning processes provided to APS users in a given territory, regarding Covid-19 prevention and control measures. This subsidiary study to the PROFSAUDE multicenter study on the prevention and control of covid-19 uses a qualitative approach and secondary data sources consisting of transcripts of interviews carried out in an ESF in the city of Matias Barbosa-MG. The thematic content analysis follows the methodology of Bardin (2011), using a matrix of categories as an analysis tool, and the months of August and September 2022 as the collection period. Topics related to faith, vulnerabilities, severity, transmissibility, sequelae and deaths were addressed in the interviews. Mental, social and financial health damages were frequently mentioned and prevention measures were referred by all interviewees. The institutional methodologies, such as telemarketing, home visits, institutional whatsapp, posters, pamphlets and sound car, as well as noninstitutional ones, such as social networks, religious cults and family and community coexistence, were also mentioned by the interviewees.
Palabras clave : Educação em saúde
Estratégia Saúde da Família (ESF)
SARS-CoV-2
Prevenção de doenças
Health education
Family Health Etrategy (ESF)
SARS-CoV-2
Prevention of diseases
Health promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Mestrado Profissional em Saúde da Família (Profsaude)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15258
Fecha de publicación : 27-ene-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE/ MPSF)



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