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Clase: Dissertação
Título : Exame clínico objetivo estruturado presencial e online: perspectiva de alunos e avaliadores
Autor(es): Ribeiro, Mateus Antunes
Orientador: Sotto-Maior, Bruno Salles
Miembros Examinadores: Devito, Karina Lopes
Miembros Examinadores: Ferreira, Luciano Ambrósio
Resumo: Quando métodos inovadores com capacidade de avaliar alunos em níveis mais elevados de cognição são implementados, é importante analisar sua eficácia. O objetivo do presente estudo foi investigar através de meta-avaliações, a perspectiva dos alunos e dos avaliadores envolvidos no Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) presencial, e em seu formato online (VOSCE), em exames práticos nas disciplinas de Radiologia Odontológica do curso de graduação em Odontologia. Para isso foi realizada uma avaliação objetiva e estruturada de conteúdos de Radiologia Odontológica com um grupo de 41 estudantes por meio de OSCE e VOSCE, em circuitos com seis estações para cada um dos métodos. Os estudantes foram avaliados por examinadores capacitados. Tanto os alunos quantos os avaliadores, responderam meta-avaliações a respeito dos exames no final de cada processo. Os resultados indicaram que os estudantes preferiram o OSCE para avaliação de habilidades práticas, habilidades técnicas e cognitivas, porém o VOSCE foi mais eficiente em avaliar habilidade afetiva. Já os avaliadores perceberam que o OSCE apresenta vantagens nos quesitos de minimizarem falhas avaliativas e padronização do exame para todos os alunos. Pode-se concluir que ambos os exames são boas ferramentas avaliativas de habilidades práticas em odontologia, mesmo que o VOSCE apresente algumas limitações em relação ao OSCE sob a ótica do estudante e do avaliador.
Resumen : When innovative methods with the ability to assess students at higher levels of cognition are implemented, analyzing their effectiveness is important. The present study aims to investigate the perspectives of students and evaluators involved in the in-person OSCE and in its online format (VOSCE) in practical exams during the dental radiology course of an undergraduate program in dentistry through meta-evaluations. For this, an objective and structured evaluation of Dental Radiology content was carried out with a group of 41 students using OSCE and VOSCE, in circuits with six stations for each of the methods. Students were assessed by trained examiners. Students and evaluators answered meta-evaluations regarding the exams at the end of each process. The results indicated that students preferred the OSCE for assessing practical skills, technical and cognitive skills, but the VOSCE was more efficient in assessing affective skills. The evaluators, on the other hand, noticed that the OSCE has advantages in terms of minimizing evaluative failures and standardizing the exam for all students. It can be concluded that both exams are good assessment tools for practical skills in dentistry, even if the VOSCE has some limitations in relation to the OSCE from the perspective of the student and the evaluator.
Palabras clave : Educação em odontologia
Avaliação educacional
Habilidade clínica
Radiologia oral
Dental education
Educational assessment
Clinical skills
Oral radiology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15234
Fecha de publicación : 1-feb-2023
Aparece en las colecciones: Mestrado em Odontologia (Dissertações)



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