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dc.contributor.advisor1Lopes, José Guilherme da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee1Arroio, Agnaldo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.contributor.referee2Reis, Ivoni de Freitas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.creatorCampos, Aline Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-16T10:23:37Z-
dc.date.available2023-03-15-
dc.date.available2023-03-16T10:23:37Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15197-
dc.description.abstractIn this scientific work, we developed a research about didactic intervention based on an active teaching methodology with High School students from a rural school, seeking the development of skills such as autonomy, social interaction, creativity, and, especially, the search for the construction of the critical subject. The investigated teaching activities used as didactic resource two constructed problem situations, involving corona virus theme, articulated to the thermochemistry, pH and chemical equilibrium contents, indicated in the teaching material of the Minas Gerais state, the Tutored Study Plan (TSP). The work was carried out in a state public school, involving 21 students of the second year of High School aged between 16 and 17 years old, during the year 2020, in the Emergency Remote Teaching (ERE) period. The teaching methodology that guided the didactic intervention, study object in this research, is the Problem-Based Learning (PBL). The methodological approach was action research. Were used as instruments of data collection and construction: questionnaires, event maps, cases involving the problem situation and a semi-structured interview. The data analysis was guided by Content Analysis. It was possible to verify that most students consider that they have developed attitudes and skills when studying with PBL. The participation allowed the students to formulate hypotheses to solve a problem, besides providing learning autonomy. Regarding the acquisition of knowledge, the students have shown to achieve the proposed goals, through the synthesis of the exposed problem in the posters built by the groups. Thus, we conclude that PBL was relevant for the students learning and contributed to increase the interest in the activities. Finally, the steps performed in groups allowed the sharing of ideas and experiences, corroborating to become more active and critical subjects in the learning process.pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho desenvolvemos uma pesquisa sobre uma intervenção didática realizada com base em uma metodologia ativa de ensino junto a estudantes do ensino médio em uma escola do campo, buscando o desenvolvimento de habilidades como autonomia, interação, criatividade, e, em especial, a busca pela construção do sujeito crítico. As atividades de ensino investigadas utilizaram como recurso didático duas situações problema construídos envolvendo a temática do novo coronavírus articulada aos conteúdos termoquímica, pH e equilíbrio químico indicados no material de ensino do estado de Minas Gerais, os Plano de Estudo Tutorado (PET). O trabalho foi realizado em uma escola pública estadual envolvendo 21 estudantes do 2º ano do ensino médio com idade entre 16 e 17 anos durante o ano de 2020 durante o período do Ensino Remoto Emergencial. A metodologia de ensino que orientou a intervenção didática, objeto de estudo nesta pesquisa é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A abordagem metodológica foi a pesquisa-ação. Foram utilizados como instrumentos de coleta e construção de dados questionários, mapa de eventos, casos envolvendo as situações problema e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi orientada pela Análise de Conteúdo. Foi possível constatar que a maioria dos estudantes considera que desenvolveu atitudes e habilidades ao estudar com o ABP. A participação permitiu aos estudantes formularem hipóteses para a resolução de um problema, além de proporcionar autonomia na aprendizagem. No que se refere à aquisição de conhecimentos, os estudantes evidenciaram alcançar os objetivos propostos, por meio da síntese do problema exposto nos cartazes construídos pelos grupos. Assim, concluímos que o desenvolvimento da ABP foi relevante para a aprendizagem dos estudantes e contribuiu para aumentar o interesse pelas atividades. Por fim, as etapas realizadas em grupos, permitiram o compartilhamento de ideias e experiências, corroborando para se tornarem sujeitos ativos e críticos no processo de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectRural schoolpt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas no ensino de química: perspectivas na educação do campo em tempos de pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Química (Dissertações)



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