Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15188
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paularomano.pdf6.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Saberes e vivências geográfica na educação infantil
Author: Romano, Paula
First Advisor: Lopes, Jader Janer Moreira
Referee Member: Paula, Sara Rodrigues Vieira
Resumo: A Geografia é uma área da ciência de soberana relevância em todos os segmentos da Educação Básica, inclusive na Educação Infantil, pois esse campo de conhecimento pode ampliar a exploração do mundo pelas crianças. A presente monografia de conclusão de curso trata dos saberes e das vivências geográficas na Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utiliza como instrumento de produção de dados entrevistas realizadas com professoras da Educação Infantil da Escola Municipal Santana Itatiaia, em Juiz de Fora-MG, as quais propiciaram a troca de conhecimentos, experiências e vivências do cotidiano. Os achados demonstram a responsabilidade da instituição escolar e das professoras com a criança como sujeito ativo e de direitos na sociedade, pois reconhecem como a inserção dos saberes e as vivências geográficas na Educação Infantil potencializa o desenvolvimento cognitivo, social e cultural das crianças. Nesse sentido, o espaço geográfico vivenciado pelos alunos no ambiente escolar pode contribuir para o processo de evolução integral das crianças, por meio das interações materiais, sociais e simbólicas desses sujeitos com o meio no qual estão inseridos e as representações que podem ser construídas nesse espaço e com seus pares. Para tanto, é fundamental que a criança perceba a possibilidade de se apropriar do ambiente escolar e vivenciar esse espaço como um lugar pertencente à sua infância, deixando suas próprias marcas registradas sobre as mais variadas formas e marcando seu território por meio de suas ações.
Abstract: Geography is an area of science of paramount relevance in all segments of Basic Education, including Early Childhood Education, as this field of knowledge can expand children's exploration of the world. This course conclusion monograph deals with knowledge and geographical experiences in Early Childhood Education. The research, with a qualitative approach, uses as an instrument of data production interviews carried out with teachers of Early Childhood Education at Escola Municipal Santana Itatiaia, in Juiz de Fora-MG, which provided the exchange of knowledge, experiences and everyday experiences. The findings demonstrate the responsibility of the school institution and the teachers with the child as an active subject and with rights in society, as they recognize how the insertion of knowledge and geographical experiences in Early Childhood Education enhances the cognitive, social and cultural development of children. In this sense, the geographic space experienced by students in the school environment can contribute to the process of integral evolution of children, through the material, social and symbolic interactions of these subjects with the environment in which they are inserted and the representations that can be built in this space. and with their peers. Therefore, it is essential that the child perceives the possibility of appropriating the school environment and experiencing this space as a place belonging to their childhood, leaving their own trademarks in the most varied ways and marking their territory through their actions.
Keywords: Educação infantil
Crianças
Saberes
Geográficos
Early geographic
Educacion children
Geographic
Knowledge
CNPq: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15188
Issue Date: 1-Aug-2022
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons