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Type: Tese
Title: Tomada de Consciência sobre a prática docente e a formação inicial na educação infantil: com a voz, as professoras licenciadas em educação infantil na UFV
Author: Neves, Naise Valéria Guimarães
First Advisor: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Co-Advisor: Barreto, Maria de Lourdes Mattos
Referee Member: Monteiro, Sandrelena da Silva
Referee Member: Reis, Andreia Rezende Garcia
Referee Member: Reis, Lílian Perdigão Caixêta
Referee Member: Saravali, Eliane Giachetto
Resumo: Piaget, ao construir os conceitos sobre a tomada de consciência da ação, afirma que esta não ocorre por meio de uma iluminação e, sim, por meio de sucessivas construções elaboradas pelos sujeitos do conhecimento a partir de perturbações provocadas pelo “outro” em situação de interação. Diante dessas concepções epistemológicas nos perguntamos: Como ocorre o processo de tomada de consciência sobre a prática docente e a formação inicial das professoras egressas do Curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV? Para tanto, nos propusemos a analisar o processo de tomada de consciência das professoras egressas do Curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV, por meio das representações sobre a formação inicial e a sua prática docente junto aos bebês e às crianças pequenas. Para subsidiar as reflexões, esta pesquisa está ancorada nos estudos “tomada de consciência”, “fazer e compreender” de Jean Piaget, bem como os estudos que discutem sobre a formação inicial do professor da Educação Infantil. Em se tratando dos docentes, a construção de seus próprios conceitos sobre o “fazer” é que irá reverberar no “compreender” e, posteriormente, nas diferentes formas de explicar suas ações interiorizadas em forma de pensamento. O referencial teórico-metodológico é de cunho qualitativo, realizado por meio de um Estudo de Caso, neste caso o Curso de Licenciatura em Educação Infantil da UFV. A produção dos dados se deu por meio de pesquisa documental, questionário e Rodas de Conversa Virtual (RCV). As cinco RCVs realizadas foram inspiradas na técnica das sessões reflexivas e no método clínico piagetiano por meio das intervenções sistemáticas. As professoras participantes da pesquisa são as egressas do Curso em estudo que colaram grau no período de 2015 a 2020 e estavam atuando na docência com crianças de 0 a 5 anos de idade no município de Viçosa-MG. A análise dos dados produzidos nas RCVs foi realizada levando-se em conta o referencial teórico sobre tomada de consciência segundo Piaget (1978a; 1978b) e também por discussões teóricas sobre a formação para a docência na Educação Infantil. Para analisar as narrativas/falas das professoras elaboramos níveis de tomada de consciência categorizando-os em nível I – Descrição da ação, nível IIA – Explicação, nível IIB – Argumentação, nível IIC – Compreensão e nível III – Conceituação. De posse desses níveis de tomada de consciência e das representações das professoras, evidenciadas por meio de suas narrativas/falas diante das intervenções sistemáticas, foi possível descobrir que a cada RCV elas iam elaborando respostas mais complexas sobre a formação inicial e sua contribuição para a sua prática docente. A partir das intervenções sistemáticas e das possibilidades de reflexões, em grupo, as professoras elaboraram conceitos que transitavam entre os níveis de tomada de consciência mais elementares, no início das RCVs e durante as primeiras RCVs, avançando para níveis de tomada de consciência mais complexos (abstrações refletidas) à medida que as RCVs aconteciam. Identificamos, à medida que as RCVs iam ocorrendo, que as professoras se remetiam às experiências e conhecimentos construídos durante sua formação inicial para refletirem sobre sua prática docente, elaborando e (re)elaborando conceitos sobre as temáticas que foram discutidas nas sessões de RCVs. Tais elucidações anunciam sobre a necessidade de os cursos de formação de professores priorizarem, em suas matrizes curriculares, experiências e vivências teórico-práticas desde o início do processo formativo nas universidades. Só assim será possível proporcionar movimentos reflexivos em situações reais de docência.
Abstract: Piaget, when building concepts about the awareness of action, states that this does not occur through enlightenment, but through successive constructions, elaborated by the subjects of knowledge, based on disturbances caused by the “other” in a situation of interaction . Faced with these epistemological conceptions, we asked ourselves: How do the graduates of the Early Childhood Teacher Education become aware about their teaching practices and their initial education? To do so, we set out to analyze this awareness process of graduates of the Early Childhood Teacher Education at UFV, through representations about their initial education and their teaching practice with babies and young children. To subsidize the reflections, this research is anchored in the studies “raising awareness”, “doing and understanding” by Jean Piaget, as well as the studies that discuss the initial the Early Childhood Teacher Education. In the case of teachers, the construction of their own concepts about “doing” is what will reverberate in “understanding” and, later, in the different ways of explaining their actions internalized in the form of thought. The theoretical-methodological framework is of a qualitative nature, carried out through a Case Study, in this case, the Early Childhood Teacher Education at UFV. Data production took place through documentary research, questionnaire, and virtual conversation circles (RCV). The five RCVs carried out were inspired by the technique of reflective sessions and the Piagetian clinical method through systematic interventions. The teachers participating in the research are the graduates of the program under study from 2015 to 2020 who were working with children from 0 to 5 years old in Viçosa-MG. The analysis of the data produced in the RCVs was carried out taking into account the theoretical framework on awareness according to Piaget (1978a;1978b) and also by theoretical discussions on Early Childhood Teacher Education. In order to analyze the teachers' narratives/speech, we created levels of awareness, categorizing them into level I - description of the action, level IIA - explanation, level IIB - argumentation, level IIC - understanding and level III - conceptualization. With these levels of awareness and the representations of the teachers it was possible to discover that, in and between each RCV, they were elaborating more complex answers about initial training and its contribution to their teaching practice. Based on systematic interventions and possibilities for group reflection, the teachers developed concepts that moved between the most elementary levels of awareness, at the beginning of the RCVs and during the first RCVs, advancing to more complex levels of awareness (reflected abstractions), as the RCVs took place. We identified, as the RCVs were occurring, that the teachers referred to the experiences and knowledge built during their initial training to reflect on their teaching practice by elaborating and (re)elaborating concepts on the themes that were discussed in the RCVs sessions. Such elucidations announce the need for teacher training courses to prioritize, in their curricular documents, theoretical-practical experiences since the beginning of the teacher education programs at universities. Only then will it be possible to provide reflective movements in real teaching situations.
Keywords: Formação inicial de professores
Tomada de consciência
Docência na educação infantil
Initial teacher training
Conscientious taking
Teaching in early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15139
Issue Date: 19-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



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