Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15133
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliaalmeidarocha.pdfPDF/A952.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Design ativista: um mecanismo para democratizar o acesso à informação
Autor(es): Rocha, Júlia Almeida
Primeiro Orientador: Xavier, Sílvia Resende
Membro da banca: Benatti, Lia Paletta
Membro da banca: Fajardo, Luis Cláudio Costa
Resumo: Esta monografia tem como objetivo clarear as relações entre design, ativismo e política, apontando conceitos e ideias já consolidadas na literatura e buscando conhecer o papel do design ativista nas práticas de comunicação visual em produções gráficas de movimentos e organizações ativistas. Para tanto, a base teórica foi construída a partir de uma revisão bibliográfica que visou a compreensão do termo design ativista e sua contextualização no cenário sociocultural brasileiro. Para examinar a participação e influência do design ativista na discussão pública nacional, foi escolhido o tema do direito ao aborto no Brasil como estudo de caso. A partir da análise de materiais gráficos disponibilizados digitalmente por diferentes instituições, com dados e informações sobre as possibilidades de abortamento no Brasil, foi possível identificar situações de atuação do design ativista. Concluiu-se que o design e o ativismo possuem muitas interseções no campo criativo e imagético e que, por isso, podem se beneficiar da correlação de suas práticas. Foi possível também, avaliar a potencialidade de produções gráficas encontradas nas plataformas online de ONGs, coletivos ativistas e movimentos feministas, que se destacaram e se posicionaram de modo mais efetivo com o suporte de ferramentas do design gráfico.
Abstract: This paper aims to clarify the relationships between design, activism and politics, pointing to concepts and ideas already consolidated in the literature and attempting to know the role of activist design in the practices of visual communication in graphic productions of movements and activist organizations. Therefore, the theoretical basis was built from a literature review that focused on understanding the term design activism and its contextualization in the Brazilian socio-cultural scenario. To examine the participation and influence of design activism in the national public discussion, the issue of abortion rights in Brazil was chosen as a case study. From the analysis of graphic materials made available digitally by different institutions, with data and information about the abortion possibilities in the country, it was possible to identify situations of activist design. It was concluded that design and activism have many intersections in the creative and imagetic fields and that, therefore, they can benefit from the correlation of their practices. It was also possible to evaluate the potentiality of graphic productions found in the online platforms of ONGs, activists and feminist movements, which highlighted and positioned themselves more successfully when supported by graphic design tools.
Palavras-chave: Design ativista
Activist design
Comunicação visual
Visual communication
Design político
Political design
Aborto legal
Legal abortion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::PROGRAMACAO VISUAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15133
Data do documento: 18-Jan-2023
Aparece nas coleções:Bacharelado em Design - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons