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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão das pessoas com deficiência na educação básica: o que dizem as pesquisas apresentadas do GT de educação especial da Anped
Autor(es): Oliveira, Elizabete Carolina de
Primeiro Orientador: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo levantar questionamentos no que se refere à inclusão das pessoas com deficiência na Educação Básica, a partir de um levantamento bibliográfico dos trabalhos apresentados no GT da Educação Especial, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), entre os anos de 2013, 2015, 2017 e 2021. Foram analisadas as temáticas mais estudadas pelos pesquisadores da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, aprofundando nas discussões conceituais acerca da educação inclusiva na rede regular de ensino, além dos detalhes mais pertinentes das legislações brasileiras quanto aos princípios inclusivos na escola. Por outro lado, apresentou-se uma tabela com os dados mais relevantes, discutindo-os segundo o que a legislação traz referente à concepção pedagógica sob o prisma da inclusão escolar estabelecendo a importância da diversidade, de pensar um ensino que se adeque às necessidades dos alunos, de pensar uma escola que tenha menos barreiras possíveis para a aprendizagem, para a participação dos estudantes com deficiência. Os estudos ratificam que apesar dos avanços na Educação Especial inclusiva na Educação Básica, ainda há muito para ser (re)pensado, analisado e alterado na práxis pedagógica, o que requer mudanças metodológicas, curriculares, didáticas etc. Percebe-se, então, que apesar de ter existido um avanço considerável, está-se caminhando lentamente, apesar das fragilidades existentes, principalmente nos últimos anos em que houve uma regressão dos investimentos públicos na área educacional no geral.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Pesquisa
Educação básica
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15131
Data do documento: 25-Jan-2023
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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