Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janainapaoladasilva.pdf185.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização e letramento de alunos surdos: desafios e perspectivas no ensino remoto e presencial
Autor(es): Silva, Janaína Paola
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Souza, Queila Érica Taligliatti de Souza
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar os desafios e perspectivas vivenciadas na alfabetização dos alunos surdos, a partir do ensino presencial e remoto, tal como analisar as questões pertinentes em relação às escolas públicas, vividas por educadores, educandos e família, em tempos pandêmicos e não pandêmicos. Diante da crise sanitária do COVID-19, o ensino remoto foi planejado de forma emergencial em meados de março de 2020 quando foram suspensas as aulas presenciais, a intenção do governo federal foi substituir o ensino presencial pelo ensino remoto e garantir a educação a todos. Portanto, vamos observar através de artigos e lives, quais estratégias usadas pelas escolas, atentando-se, para quais práticas pedagógicas que os educadores empregam de uma forma remota e presencial, quando se refere a educação de crianças surdas na fase de alfabetização. Essa primeira fase é um processo em que o estudante está ingressando em uma nova etapa, conhecendo novos caminhos, entrando efetivamente no mundo da leitura e da escrita. De acordo com Ferreiro (1987), a alfabetização não é um processo de percepção e memorização, e para aprender a ler e escrever, o aluno precisa construir conhecimento e compreender o que a leitura e a escrita representam. No entanto, a apropriação da escrita pelos surdos acontece de forma diferente, já que eles possuem impedimento auditivo, o que torna a aprendizagem da escrita mais difícil, mesmo que ambas sejam visuais - Libras e escrita do português - porém com estruturas de construção gramatical diferenciadas. Desse modo vamos analisar os desafios e perspectivas vividas pelos alunos surdos na escolarização durante a alfabetização, no ensino remoto e no ensino presencial.
Abstract: -
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Aluno
Surdo
Ensino remoto
Desafios
Perspectivas
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15121
Data do documento: 5-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons