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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Condições de trabalho dos professores da educação básica durante a pandemia covid-19: uma revisão integrativa da literatura a partir da base Scielo
Autor(es): Schmitt, Juliana Campos
Primeiro Orientador: Martins, Elita Betania de Andrade
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Resumo: O trabalho dos professores da educação básica foi alterado durante a Covid-19, tendo que se reinventarem para lecionar on-line. Durante a pandemia, pesquisas foram realizadas sobre as condições de trabalho da categoria. Assim, no presente estudo realizou-se o levantamento bibliográfico da literatura brasileira com objetivo de identificar os estudos realizados de 2019 até metade de 2022 e traçar um paralelo das pesquisas encontradas com a realizada pelo Grupo de Estudos em Sistemas de Ensino (GESE). O levantamento bibliográfico resultou em 34 estudos; após a aplicação de critérios pré-estabelecidos foram selecionados apenas 6. Concluiu-se que todos os estudos apontaram para o aprofundamento da precarização docente e os dados de maneira geral, convergiram com os levantados pelo GESE.
Abstract: The work the Basic Education Teacher’s was changed during Covid-19. They have had to reinvent themselves to teach online. During the pandemic, it some researches were conducted into the working conditions of the category. Thus, in the present study, a bibliographic survey of Brazilian literature was conducted to identify the studies conducted from 2019 to mid-2022 and to draw a parallel between the researchers found in this survey and the study by Grupo de Estudos em Sistemas de Ensino (GESE). The bibliographic survey resulted in 34 studies. It was applied preestablished criteria. Then, it was only 6 studies selected. It was concluded that all studies pointed to the deepening of teaching precariousness and, the data, in general, converged with those raised by GESE.
Palavras-chave: Condições de trabalho
Professor covid-19
Working conditions
Teacher covid-19
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15097
Data do documento: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



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