Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15093
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandaribeiroporto.pdf6.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Avaliação de habilidades e competências de radiologia odontológica pelo Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) presencial e virtual
Author: Porto, Fernanda Ribeiro
First Advisor: Devito, Karina Lopes
Referee Member: Verne, Francielle Silvestre
Referee Member: Ribeiro, Rosangela Almeida
Referee Member: Fontanella, Vânia Regina Camargo
Referee Member: Oliveira, Rodrigo Guerra de
Resumo: A avaliação é um ponto importante na determinação do desempenho educacional de estudantes. Na educação em Odontologia a observação é comumente o principal método de avaliação, mas este tipo de avaliação quantitativa e não estruturada apresenta várias deficiências em confiabilidade, objetividade e variabilidade. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) é um método de avaliação de competência clínica de forma planejada ou estruturada, enfatizando-se a objetividade do exame. Na educação em Saúde, OSCEs são aplicados para avaliar conjuntos de habilidades clínicas, capacidade de análise de casos de pacientes e comunicação de forma eficaz por parte dos estudantes. O objetivo do presente estudo foi avaliar estudantes de graduação em Odontologia quanto às competências e habilidades clínicas em Radiologia Odontológica pelo OSCE, nos seus formatos presencial e virtual (VOSCE). Para isso foi realizada uma avaliação objetiva e estruturada de conteúdos de Radiologia Odontológica com um grupo de 41 estudantes por meio de OSCE e VOSCE, em circuitos com seis estações para cada um dos métodos. Os estudantes foram, ainda, avaliados quanto ao nível de ansiedade antes e após os exames por meio do Inventário de Ansiedade Traço-Estado para Autoavaliação de Adultos (IDATE) de Spielberger e realizaram uma meta-avaliação de cada uma das estações, em relação ao tempo para realização da questão, clareza das perguntas, grau de dificuldade e se as questões eram importantes para a prática clínica. Os resultados indicaram que os estudantes avaliados apresentaram um desempenho melhor no OSCE (p≤0,05) do que no VOSCE. Os níveis de ansiedade foram considerados moderados em ambas as avaliações, não apresentando diferença entre os dois exames. A meta-avaliação apontou uma avaliação positiva para os quesitos “tempo de execução”, “clareza”, “grau de dificuldade” e “importância para prática clínica”, tanto para o OSCE como para o VOSCE. Pode-se concluir que os OSCEs presencial e virtual foram efetivos para avaliação de competências e habilidades clínicas em Radiologia Odontológica, com a limitação no método virtual para avaliação de habilidades técnicas.
Abstract: Assessment is important in determining the educational performance of students. In dental education, observation is commonly the main method of assessment, but this type of quantitative and unstructured assessment has several deficiencies in reliability, objectivity, and variability. The Objective Structured Clinical Examination (OSCE) is a structured method for assessing clinical competence, with emphasis on the objectivity of the exam. OSCEs are applied to assess sets of clinical skills, students' ability to analyze patient cases and communicate effectively. The aim of the present study was to evaluate dental undergraduate students regarding their clinical competences and skills in Oral Radiology by the OSCE presential and in its virtual form (VOSCE). For this purpose, an objective and structured evaluation of Dental Radiology contents was carried out with a group of 41 students by the OSCE and VOSCE, in circuits with six stations for each of the methods. The students were also assessed for their anxiety level before and after the exams using the Spielberger State-Trait Anxiety Inventory for Adults, and they performed a meta-evaluation of each of the stations, regarding the time to complete the question, clarity of the questions, degree of difficulty and importance for clinical practice. The results indicated that the students evaluated showed a better performance in the OSCE (p≤0.05) than in the VOSCE. Anxiety levels were considered moderate in both assessments, with no difference between the two exams. The meta-evaluation pointed to a positive evaluation for the items “time of execution”, “clarity”, “degree of difficulty” and “importance for clinical practice”, both for the OSCE and for the VOSCE. It can be concluded that the face-to-face and virtual OSCEs were effective for evaluating clinical skills and competencies in Oral Radiology, but with a limitation in the virtual method for evaluating technical skills
Keywords: Educação em odontologia
Avaliação educacional
Habilidade clínica
Radiologia oral
Ansiedade aos exames
Dental education
Educational assessment
Clinical skills
Oral radiology
Anxiety
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15093
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Doutorado em Odontologia (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons