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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Design de calçados: o papel e a importância do design no despontar do desenvolvimento de produtos em Franca- SP
Author: Medina, Ayrton do Carmo
First Advisor: Oliveira, Paulo Miranda de
Referee Member: Botelho, Róber Dias
Referee Member: Santos, Ivan Mota
Referee Member: Oliveira, Paulo Miranda de
Resumo: A primeiras fábricas de calçados do Brasil surgiram no sul do país, que hoje se encontra como o quinto maior produtor do mundo no ramo, o maior fora do continente asiático sendo exportador para mais de 160 países, com foco para os Estados Unidos. Com isso, a indústria gerou milhões de empregos em 2021 e com uma expectativa ainda mais otimista para 2022. Este estudo tem como público alvo alunos dos cursos de design, designers iniciantes, ou aqueles que têm algum interesse em ampliar seus horizontes, seja para mudar de área ou para a própria bagagem cultural, apresentando-os uma visão sistemática, vislumbrando a importância da indústria calçadista e o papel do design para desmontá-la ou aquecê-la, seja nas relações projetuais, no âmbito de gestão ou ambas, compreendendo como o polo calçadista de Franca - SP estabeleceu uma concordância com o Design. Utilizando o Método Indutivo, por base na estratégia de observação de Francis Bacon e a busca pelo conhecimento de experiência no campo de gestão, que tanto Brigitte Mozota menciona em seu livro: "Gestão do Design", será avaliado por meio de pesquisas quantitativas, uma parte da percepção da realidade, a fim de fazer levantamentos dos dados coletados para serem investigados e descritos, para por fim, trazer um registro com Estudo de Caso dentro do município de Franca - SP, considerada a capital do calçado Brasileiro, interrelacionado com dados setoriais Brasileiros. O estudo ainda almeja trazer à tona o entendimento sobre o real papel do design para com o conhecimento, assim como para a importância do setor junto ao cenário nacional além de fazer vistas à gestão e o desenvolvimento de projetos dentro do setor calçadista em Franca, contribuindo socialmente com a expansão de conhecimentos de métodos e ferramentas inerentes a este contexto, valorizando o profissional do design e contribuindo com a identidade do setor em Franca, expandindo-a dentro do contexto nacional, além de contribuir com sua visibilidade, sua economia e por consequência sua valorização.
Abstract: The first shoe factories in Brazil emerged in the south of the country, which today is the fifth largest producer in the world in the field, the largest outside the Asian continent, exporting to more than 160 countries, with a focus on the United States. With that, the industry generated millions of jobs in 2021 and with an even more optimistic expectation for 2022. of area or for the cultural baggage itself, presenting them with a systematic vision, glimpsing the importance of the footwear industry and the role of design to dismantle it or warm it up, whether in project relations, in the scope of management or both, understanding how the footwear center in Franca - SP established an agreement with Design. Using the Inductive Method, based on Francis Bacon's observation strategy and the search for experience knowledge in the field of management, which Brigitte Mozota mentions so much in her book: "Design Management", will be evaluated through quantitative research, a part of the perception of reality, in order to survey the data collected to be investigated and described, to finally bring a record with a Case Study within the municipality of Franca - SP, considered the capital of Brazilian footwear, interrelated with sectoral data Brazilians. The study also aims to bring to light the understanding of the real role of design in relation to knowledge, as well as the importance of the sector in the national scenario, in addition to looking at the management and development of projects within the footwear sector in Franca, contributing socially with the expansion of knowledge of methods and tools inherent to this context, valuing the design professional and contributing to the identity of the sector in Franca, expanding it within the national context, in addition to contributing to its visibility, its economy and consequently its appreciation.
Keywords: Design de calçados
Footwear design
Indústria de calçados
Footwear industry
Mercado interno e externo
Internal and external market
Gestão de design
Design management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15089
Issue Date: 18-Jan-2023
Appears in Collections:Bacharelado em Design - TCC Graduação



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