Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15072
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renatacristinadasdoresalves.pdf6.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Atividades pedagógicas lúdicas: propostas para aulas de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Alves, Renata Cristina das Dores
Primeiro Orientador: Sampaio, Thais Fernandes
Membro da banca: Fonseca, Carolina Alves
Membro da banca: Vieira, Daniela da Silva
Membro da banca: Oliveira, Fernando Augusto de Lima
Membro da banca: Lima, Maria da Penha Brandim de
Resumo: Este trabalho vincula-se à linha de pesquisa Linguagem e Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. O objetivo central da pesquisa é a proposição de atividades pedagógicas lúdicas para os anos finais do Ensino Fundamental, a partir da consideração das concepções de docentes e de discentes, da rede pública de uma cidade do interior do Rio de Janeiro, acerca da ludicidade. Tendo sido desenvolvida por uma professora-pesquisadora, a principal justificativa para a proposta encontra-se na percepção de que, apesar dos avanços recentes, a prática efetiva do ensino de língua revela ainda uma grande dificuldade no sentido de transformar a aula de português em um espaço no qual os discentes possam envolver-se em atividades interativas e, nessa interação, desenvolver recursos expressivos que possam dar conta das finalidades práticas de uso social da língua. Nesse contexto, esta investigação reconhece na ludicidade (LUCKESI, 2005, LOPES, 2014) um caminho para criar experiências significativas de práticas de linguagem na aula de Língua Portuguesa. A ideia é que o recurso a jogos, simulações e dinâmicas pode favorecer a experiencia pedagógica com situações de uso da linguagem, as quais, normalmente, não ocorreriam de forma espontânea (ou real) na escola. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, fundamentada nos princípios da Linguística Aplicada, o estudo integra diferentes áreas na construção de seu aporte teórico. Em um primeiro movimento, são propostas reflexões sobre a docência na atualidade, tratando, em específico, da atuação do professor de português (NÓVOA, 2009; TARDIF; LESSARD, 2014). O segundo movimento de discussão teórica busca explicitar as relações existentes entre a ludicidade, a experiência humana e a aprendizagem (CAILLOIS, 2017; HUIZINGA, 2000; PIAGET, 2017; VYGOTSKY, 2008), observando as formas pelas quais aquela está presente no cotidiano, na história, na educação e no desenvolvimento humano. Além disso, a partir dos estudos feitos no campo da Neurociência (COSENZA; GUERRA, 2011), refletimos sobre as maneiras pelas quais se processa a aprendizagem humana, considerando, ainda, princípios básicos da Linguística Sociocognitiva e estudos sobre processos de aprendizagem da língua (BERGEN 2012). A pesquisa qualitativa de viés interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; MOITA-LOPES, 1994) foi desenvolvida na rede municipal de ensino de Comendador Levy Gasparian, estado do Rio de Janeiro, na qual atua a pesquisadora. No desenvolvimento da investigação, 6 professores da referida rede e 8 alunos matriculados no nono ano do Ensino Fundamental na escola municipal São João Batista responderam ao instrumento investigativo que solicita o relato de uma experiência lúdica ocorrida em ambiente escolar da qual tenham participado ou mesmo organizado (no caso dos professores). A Semântica de Frames (FILLMORE, 1982) e o projeto lexicográfico FrameNet instrumentalizaram a análise dos relatos. A partir do arcabouço teórico construído e da análise das vozes docentes e discentes no que se refere à manifestação da ludicidade em ambiente escolar, foram elaboradas dezenove atividades pedagógicas lúdicas destinadas ao ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: This work is linked to the Language and Humanities research line of the Postgraduate Program in Linguistics of Federal University of Juiz de Fora. The main purpose of this research is to propose playful pedagogical activities for the final years of Elementary School, based upon the conceptions of teachers and students about playfulness, from the public network of a city in the interior of Rio de Janeiro. Developed by a researcher professor, the main justification for the proposal lies in the perception that, despite recent advances, the effective practice of language teaching still reveals a great difficulty in the sense of transforming the Portuguese class into a space in which students can engage in interactive activities and, in this interaction, develop expressive resources that can handle the practical purposes of social use of language. In this context, this investigation recognizes in playfulness (LUCKESI, 2005, LOPES, 2014) a way to create meaningful experiences of language practices in the Portuguese language class. The idea is that by using games, simulations, and dynamics the pedagogical experience can be benefited with situations of language use, which normally would not occur spontaneously (or in reality) at school. From an interdisciplinary perspective, based on the principles of Applied Linguistics, the study integrates different areas in the construction of its theoretical contribution. In a first instant, reflections on teaching nowadays are proposed, dealing specifically with the performance of the Portuguese teacher (NÓVOA, 2009; TARDIF; LESSARD, 2014). The second instant of theoretical discussion seeks to explain the existing connection between playfulness, human experience and learning (CAILLOIS, 2017; HUIZINGA, 2000; PIAGET, 2017; VYGOTSKY, 2008), observing the ways which the it is present in everyday life, in history, education and human development. In addition, based on studies carried out in the field of Neuroscience (COSENZA; GUERRA, 2011), we reflect upon the ways in which human learning takes place, also considering basic principles of Sociocognitive Linguistics and studies on language learning processes (BERGEN 2012). The qualitative research with an interpretative bias (DENZIN; LINCOLN, 2006; MOITA-LOPES, 1994) was developed in the municipal educational system of Comendador Levy Gasparian, state of Rio de Janeiro, where the researcher works. In the development of the investigation, six teachers from the mentioned educational system and eight students enrolled in the ninth year of elementary school at São João Batista municipal school responded to the investigative instrument that requests the report of a playful experience that occurred in a school environment which they participated or even organized (in the case of teachers). The Frame Semantics (FILLMORE, 1982) and the lexicographical project FrameNet exploited the analysis of the reports. Based on the constructed theoretical framework and the analysis of teachers’ and students’ opinions regarding the expression of playfulness in the school environment, nineteen playful pedagogical activities were developed aiming the teaching of native language in the final years of Elementary School.
Palavras-chave: Ludicidade
Formação docente
Ensino de língua portuguesa
Playfulness
Teacher training
Portuguese language teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15072
Data do documento: 23-Nov-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Linguística (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons