Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15054
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tuliopereiraveiga.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Compras organizacionais sustentáveis: um estudo no setor da construção civil em Juiz de Fora (MG)
Author: Veiga, Túlio Pereira
First Advisor: Sampaio, Danilo de Oliveira
Referee Member: Pinto, Cintia Loos
Referee Member: Sousa, Caissa Veloso e
Resumo: A Organização das Nações Unidas, por meio de seu programa denominado Agenda 2030, visa a colaborar com a prática do desenvolvimento sustentável para com toda a sociedade. O programa é composto por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, dentre os quais, contempla o ODS 12, o qual visa a assegurar padrões de produção e consumo responsáveis, sendo este o que atendeu ao interesse principal desta pesquisa. Dentre os diversos atores sociais que podem colaborar com a Agenda 2030, apontam-se as organizações, ressaltando a importância de analisar o consumo sustentável destas por meio de seu processo de compra organizacional. Levando em consideração os impactos ambientais que o setor da construção civil gera em suas atividades, esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de compra organizacional das empresas do setor da construção civil de Juiz de Fora/MG no que tange à adoção de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com entrevistas semiestruturadas a um painel de especialistas, representado no estudo por gestores de empresas do setor da construção civil do município de Juiz de Fora (MG). Foram realizadas entrevistas com 11 especialistas, o que permitiu a geração dos dados. A análise dos dados ocorreu utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Como resultados, identificaram-se, com base na percepção dos entrevistados, práticas, mesmo que não uniformes e por vezes isoladas, que se mostram condizentes com algumas ações da compra sustentável. Nesse sentido, as organizações pesquisadas contribuem com o desenvolvimento sustentável, mesmo que de maneira parcial, porém, com intenções de melhorias. Foi possível observar que algumas motivações relacionadas à adoção dessas práticas sustentáveis podem estar relacionadas com a cultura organizacional das organizações, que, explícita ou implicitamente, aborda a temática da responsabilidade socioambiental e com o fato de considerarem a responsabilidade como um meio para se alcançar uma vantagem competitiva. Além disso, constataram-se que as decisões durante o processo de compra organizacional para esses entrevistados, baseiam-se principalmente em três aspectos de gerenciamento: custo, qualidade e prazo. Por fim, algumas características de compra sustentável apontadas pelos entrevistados como parte da rotina de trabalho são a opção por trabalharem com fornecedores locais; analisarem a origem do material; quando possível, reaproveitarem materiais e evitarem o desperdício.
Abstract: The United Nations Organization aims to collaborate with the practice of sustainable development for the whole society through its program called the 2030 Agenda. The program is composed of 17 Sustainable Development Goals, among which contemplate SDG 12, which aims to ensure responsible production and consumption patterns, being this what served the main interest of this study. Among the different social actors that can collaborate with the 2030 Agenda, the organizations are pointed out, highlighting the importance of analyzing their sustainable consumption through their organizational buying process. Taking into account the environmental impacts that the civil construction sector generates in its activities, this study aims to understand the organizational buying process of companies in the civil construction sector in Juiz de Fora/MG, regarding the adoption of practices that aim at sustainable development. For this, a qualitative study was made, with semi-structured interviews with a panel of experts, represented in the study by managers of companies in the civil construction sector in the city of Juiz de Fora (MG). Interviews with 11 experts were done, which enabled the data generation. The data analytics occurred using the content analysis technique, proposed by Bardin (2011). As a result, based on the perception of the interviewees, practices which appear to be consistent with some actions of the sustainable purchase were identified, even if not uniform and sometimes isolated. In that regard, the surveyed organizations, contribute to sustainable development, even if in a partial way, but with improvement intentions. It was possible to observe that some motivations related to the adoption of these sustainable practices can be related to the organizational culture of organizations which, explicitly or implicitly, addresses the issue of socioenvironmental responsibility, and to the fact that they consider responsibility as a means to achieve a competitive advantage. Beyond that, it was found that organizational buying process decisions for these interviewees are mainly based on three aspects of management: cost, quality, and deadline. Ultimately, some sustainable procurement characteristics pointed out by the interviewees as a part of their work routine are the option to work with local suppliers; analyze the origin of the material; whenever possible, reuse materials, and avoid waste.
Keywords: Compra sustentável
Consumidor organizacional
Desenvolvimento sustentável
Construção civil
Sustainable procurement
Organizational buyer
Sustainable development
Civil construction
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Program: Mestrado Acadêmico em Administração
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15054
Issue Date: 30-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Administração



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons