Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15040
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marianamendesdesouza.pdf695.36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Alcântara, Fernanda Henrique Cupertino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2408544503673511pt_BR
dc.contributor.referee1Felisberto, Rosana Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816481482690838pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Mário Cesar-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSouza, Mariana Mendes de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-02T10:48:05Z-
dc.date.available2023-02-01-
dc.date.available2023-02-02T10:48:05Z-
dc.date.issued2023-01-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15040-
dc.description.abstractUnder a common and traditional conception, women in Minas Gerais in the 18th century were always subject or necessarily subject to a male figure, be it their father, husband, or some other man. Despite this interpretation regarding the woman's history, I saw reports that they owned several assets, and were therefore more independent as a result. It is based on this dissonance between women's subordination and their autonomy that the present work was based on the hypothesis that these differentiations were due to purchasing power, marital status, and race. For that, I used public records and studies about that period, as a kind of materialization of reality, based on the study of Martineau's things, which have them as good historical-social search mechanisms to understand the analyzed society. Also, I used the “Archaeology of Knowledge” and the “Microphysics of Power” by Foucault; “Male Domination”, by Bourdieu; and Sousa Santos's “emerging and dominant paradigms”. In this scenario, through Foucault's archaeological method, I observed the details of this feminine independence, because, while white women, who conquered independence from widowhood, lived off the inheritance left by their deceased companions running the inherited businesses, women black women were forced to autonomy due to post-slavery freedom or pregnancies resulting from non-consensual relationships. Thus, it is evident that characteristics such as race and marital status were, in fact, directly related to women's independence, which occurred in a limited way, as demonstrated. Keywords: Woman. Minas Gerais. XVIII century. Female independence. Brazil-colony.pt_BR
dc.description.resumoSob uma concepção comum e tradicional, as mulheres em Minas Gerais no século XVIII estavam sempre sujeitas ou necessariamente sujeitadas a uma figura masculina, fosse seu pai, marido, ou algum outro homem. Apesar dessa interpretação quanto à história da mulher, vi relatos que as mesmas possuíam diversos bens, sendo, portanto, mais independentes em razão disso. É partindo dessa dissonância entre subordinação da mulher e sua autonomia que o presente trabalho se pautou, fundamentando-se na hipótese de que essas diferenciações se davam em razão do poder aquisitivo, estado civil e raça. Para tanto, utilizei registros públicos e estudos acerca desse período, como uma espécie de materialização da realidade, me pautando no estudo das coisas de Martineau, que os têm como bons mecanismos de busca histórico-social para fins de compreensão da sociedade analisada. Também, utilizei a “Arqueologia do Saber” e a “Microfísica do Poder” de Foucault; “A Dominação Masculina”, de Bourdieu; e “paradigmas emergentes e dominantes” de Sousa Santos. Nesse cenário, por meio do método arqueológico de Foucault, observei os pormenores dessa independência feminina, isto porque, enquanto as mulheres brancas, que conquistaram a independência a partir da viuvez, viviam da herança deixada por seus companheiros falecidos tocando os negócios herdados, as mulheres negras eram forçadas à autonomia em razão da liberdade pós escravidão ou por gestações decorrentes de relações não consensuais. Assim, é evidente que características como raça e estado civil estavam, de fato, diretamente relacionadas a independência da mulher, a qual ocorria de maneira limitada como demonstrado. Palavras-chave: Mulher. Minas Gerais. Século XVIII. Independência feminina. Brasil-colônia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectSéculo XVIIIpt_BR
dc.subjectIndependência femininapt_BR
dc.subjectBrasil-colôniapt_BR
dc.subjectWomanpt_BR
dc.subjectXVIII centurypt_BR
dc.subjectFemale independencept_BR
dc.subjectBrazil-colonypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleAs representações da mulher em Minas Gerais no século XVIII: uma percepção histórico-socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Direito - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons