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dc.contributor.advisor1Cardoso, Leandro de Morais-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5841011532743871pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Damiana Diniz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1145163296557852pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Angélica Cotta Lobo Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6240453823014026pt_BR
dc.creatorCosta, Laís Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8176094700744522pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-01T14:26:15Z-
dc.date.available2019-04-02-
dc.date.available2023-02-01T14:26:15Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15036-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoA sustentabilidade social busca valorizar o respeito com o ser humano evidenciando seus direitos e suas particularidades. Estudos sobre as práticas de sustentabilidade social em serviços de alimentação, incluindo, os restaurantes comerciais, são escassos. Diante do exposto, este estudo objetivou identificar as ações para promoção da sustentabilidade social realizadas por restaurantes comercias do município de Governador Valadares, Minas Gerais. Tratou-se de um estudo transversal realizado em 15 restaurantes comerciais. Para coleta de dados utilizou-se um questionário composto por questões abrangendo 7 temas e 9 subtemas. Todos os estabelecimentos avaliados eram de pequeno porte e a maioria não possuía nutricionista (90%) ou técnico em nutrição (93%). De forma geral, os restaurantes promoviam um elevado percentual de ações relacionadas à saúde e segurança dos empregados (87,8%), remuneração e benefícios (80,0%), relacionamento com consumidor (89,1%) e promoção da diversidade e equidade (78,8%). Os eixos: relação com empregados (66,7%), condições de trabalho, qualidade de vida e jornada de trabalho (61,8%), apoio ao desenvolvimento de fornecedores (60,5%), compromisso com desenvolvimento profissional (50,6%) e compromisso com desenvolvimento da comunidade e gestão das ações socias (44,0%); foi verificado menos ações. Conclui-se que os restaurantes comerciais analisados realizam ações que contribuem para a promoção da sustentabilidade social, porém, estes estabelecimentos possuem potencial para a promover novas ações relacionadas ao tema.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICV - Instituto de Ciências da Vidapt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectRestaurantept_BR
dc.subjectColaboradorespt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectFornecedorespt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAOpt_BR
dc.titleSustentabilidade social em restaurantes comerciais do município de Governador Valadares, Minas Geraispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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