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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A renovação estratégica de PME ́s a partir da pandemia do COVID-19: uma análise multicasos
Author: Freitas, Thays Rodrigues
First Advisor: Paula Neto, Alcieles de
Referee Member: Lins Filho, Marcos Luiz
Referee Member: Correa, Stela Cristina Hott
Resumo: A propagação da pandemia do COVID-19 impactou significativamente todas as variáveis do ambiente externo e interno das organizações causando rupturas drásticas e imediatas na definição e revisão dos diferentes tipos e níveis de estratégias instituídas. Neste sentido, entende-se que as grandes empresas têm uma manobra de ação mais assertiva para a competitividade e sobrevivência em função da disponibilidade de recursos e do grau de profissionalismo adotado. Todavia, muitas inquietações emergem em relação às pequenas e médias empresas (PME's) que tiveram que lidar inesperadamente com uma situação inusitada, sendo estas severamente afetadas pelas medidas de contenção ao avanço e combate da pandemia. Assim, o objetivo aqui proposto é analisar o processo de renovação estratégica adotada pelas PME ́s com o advento da Pandemia do COVID-19. Para tanto, foi importante uma revisão de literatura de suporte sobre a essência de renovação estratégica, capacidade de resiliência e de absorção, além da contextualização da pandemia e da natureza das PME ́s. Desta feita, foi realizado um estudo empírico qualitativo-exploratório, que envolve o método de estudo de casos múltiplos com cinco pequenos e médios empreendimentos de uma determinada região de Minas Gerais. As entrevistas em profundidade foram guiadas por um roteiro junto aos principais representantes destas empresas, gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo apoiadas pelo software IRAMUTEQ. As saídas provenientes do software que suportam a análise de conteúdo efetuada neste estudo forma a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), Nuvem de Palavras (NP), Análise de Similitude (AS) e Análise Fatorial de Correspondência (AFC). Os resultados apontam que as PME’s encontraram diferentes formas para se adaptar a esse cenário adverso, implantaram estratégias de renovação para enfrentar a crise e garantir a permanência no mercado e, portanto, se tornarem mais fortes e resilientes. Conclui-se que foi possível identificar que as PME ́s estudadas, buscaram formas de resiliência para se manterem competitivas, adotando estratégias para responder e lidar com as circunstâncias adversas e desafiadoras para a sobrevivência das empresas. As empresas se mostraram adaptativas diante do cenário de crise, a tecnologia por meio da implantação das mídias sociais, a inovação de processos como a adoção do sistema de pagamentos instantâneo através do Pix, a diversificação de produtos para atender a demanda e a busca por conhecimentos externos foram algumas formas utilizadas para enfrentar os desafios impostos pela pandemia.
Abstract: The spread of the COVID-19 pandemic significantly impacted all variables in the external and internal environment of organizations, causing drastic and immediate ruptures in the definition and review of the different types and levels of strategies implemented. In this sense, it is understood that large companies have a more assertive maneuver for competitiveness and survival, depending on the availability of resources and the degree of professionalism adopted. However, many concerns emerge in relation to small and medium-sized companies (SME's) that had to deal unexpectedly with an unusual situation, which are severely affected by the measures to contain the advance and combat of the pandemic. Thus, the objective proposed here is to analyze the process of strategic renewal adopted by SMEs with the advent of the COVID-19 Pandemic. To this end, a review of the supporting literature on the essence of strategic renewal, resilience and absorption capacity, in addition to the context of the pandemic and the nature of SMEs, was important. This time, a qualitative-exploratory empirical study was carried out, which involves the multiple case study method with five small and medium enterprises in a certain region of Minas Gerais. The in-depth interviews were guided by a script with the main representatives of these companies, recorded, transcribed and submitted to content analysis supported by the IRAMUTEQ software. The outputs from the software that support the content analysis carried out in this study form the Descending Hierarchical Classification (CHD), Word Cloud (NP), Similitude Analysis (AS) and Factor Correspondence Analysis (CFA). The results indicate that SMEs have found different ways to adapt to this adverse scenario, have implemented renewal strategies to face the crisis and guarantee their permanence in the market and, therefore, become stronger and more resilient. It is concluded that it was possible to identify that the studied SMEs sought forms of resilience to remain competitive, adopting strategies to respond and deal with adverse and challenging circumstances for the survival of companies. Companies proved to be adaptive in the face of the crisis scenario, technology through the implementation of social media, innovation of processes such as the adoption of the instant payment system through Pix, the diversification of products to meet demand and the search for knowledge ex
Keywords: Capacidade de absorção
PME’s
Pandemia
Renovação estratégica
Resiliência
Absorption capacity
SMEs
Pandemic
Strategic renewal
Resilience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14978
Issue Date: 16-Jan-2023
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