Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14933
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
mairagabrielasoaressouza.pdf335.96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cynthia Lessa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0695546342280288pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jean Filipe Domingos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9546609452726454pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Braulio de Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1838520723773330pt_BR
dc.creatorSouza, Maíra Gabriela Soares-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T13:34:52Z-
dc.date.available2023-01-18-
dc.date.available2023-01-19T13:34:52Z-
dc.date.issued2023-01-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14933-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the reasons that lead to precarious working conditions for truck drivers in Brazil. For that, the methodology used was bibliographic research, legislation and newspapers, under the descriptive and analytical methods. In this sense, we sought to understand what are the roots of this precariousness and the possible contradiction between the national stoppages carried out by truck drivers, which have great political and social relevance, and the real working conditions of the professional category itself, based on the theory of subjectivity coined by Ricardo Antunes. In this way, it was intended to make an analysis about the configuration of labor relations relevant to truck drivers, both in the legal scope and in the practice experienced by them, as well as the legislative forecasts on the subject, in order to demonstrate how they affect the labor situation. of these workers. In addition, it was analyzed how different agents contribute to the poor working conditions experienced by this category, including the truck driver himself. Finally, the feasibility of applying the institute of parasubordination to truck drivers was examined as a way to remove the precariousness of work and, it was concluded that further studies on these workers are needed, so that measures can be adopted that really promote the protection and guarantee of rights, without depriving them of the autonomy that is so dear to this category.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as razões que acarretam a precarização das condições de trabalho dos motoristas de caminhão no Brasil. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisas bibliográficas, de legislações e jornais, sob os métodos descritivo e analítico. Neste sentido, buscou-se entender quais são as raízes desta precarização e, a possível contradição existente entre as paralisações nacionais realizadas por caminhoneiros, que possuem grande relevância político-social, e as reais condições de trabalho da própria categoria profissional, tendo por base a teoria da subjetividade cunhada por Ricardo Antunes. Desse modo, pretendeu-se fazer uma análise acerca da configuração das relações de trabalho pertinentes aos caminhoneiros, tanto no âmbito legal, como na prática vivenciada por eles, bem como as previsões legislativas acerca da temática, de modo a demonstrar como repercutem na conjuntura laboral destes trabalhadores. Além disso, analisou-se como diferentes agentes contribuem para as más condições de trabalho vivenciada por esta categoria, inclusive, o próprio caminhoneiro. Por fim, examinou-se a viabilidade da aplicação do instituto da parassubordinação aos motoristas de caminhão como forma de afastar a precariedade do trabalho e, concluiu-se pela necessidade de maiores estudos acerca destes trabalhadores, a fim de que se adote medidas que realmente promovam a proteção e garantia de direitos, sem tirar-lhes a autonomia que é traço tão caro a esta categoria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações de trabalhopt_BR
dc.subjectCaminhoneiropt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectCaptura da subjetividadept_BR
dc.subjectLabor relationspt_BR
dc.subjectTruck driverpt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectCapture of subjectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleA precarização das condições de trabalho dos caminhoneiros no Brasil: uma análise da precarização e da garantia de direitos da categoria profissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Direito - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons