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Tipo: Dissertação
Título: O pensamento estatístico nos anos finais do ensino fundamental: o desenvolvimento da transnumeração e da construção de gráficos
Autor(es): Ferreira, Anderson José Gomes
Primeiro Orientador: Rodrigues, Chang Kuo
Membro da banca: Alves, Francisco Régis Vieira
Membro da banca: Carneiro, Reginaldo Fernando
Resumo: Em Estatística, os gráficos cumprem o papel de apresentar os dados de modo a possibilitar ao leitor um entendimento rápido e fácil de algum fenômeno. Assim, eles constituem o principal meio de visualização e divulgação das informações estatísticas. Na sociedade contemporânea, marcada pela supremacia da imagem e de artefatos visuais em detrimento à escrita, a capacidade de síntese e comunicação dos gráficos tem sido cada vez mais valorizada. No entanto, gráficos com informações distorcidas (intencionalmente ou não), mal construídos ou inadequados do ponto de vista científico são frequentemente veiculados na mídia e na literatura. Nesse sentido, faz-se necessário propor e discutir metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da transnumeração e da habilidade de construção de gráficos, sobretudo na Educação Básica. Ao construir um gráfico, um importante elemento do pensamento estatístico é mobilizado: a transnumeração. Nesta pesquisa, o objetivo geral foi propor o desenvolvimento da transnumeração e da habilidade de construção de gráficos por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos da Engenharia Didática. A revisão da literatura evidenciou propostas de trabalho em sala de aula voltadas ao desenvolvimento da transnumeração e da habilidade de construção de gráficos. Alicerçados nos pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, desenvolvemos uma sequência didática de modo a contemplar essas propostas. Assim, 17 estudantes do 7o Ano do Ensino Fundamental participaram de um projeto que teve como tema a crescente geração de lixo eletrônico ou Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE). As atividades de produção de dados consistiram, inicialmente, no levantamento quantitativo dos produtos eletrônicos a serem descartados nas residências dos estudantes e, posteriormente, no levantamento quantitativo dos produtos eletrônicos a serem descartados pela totalidade da turma. As atividades de tratamento dos dados consistiram na organização dos dados em tabelas e na construção de gráficos com o uso de papel e lápis e com o uso de tecnologias digitais. Ao todo, foram construídos 35 gráficos. Os gráficos produzidos foram apresentados pelos estudantes, individualmente, para toda a turma. Os resultados apontaram que o conjunto de tarefas da sequência didática contribuiu para o desenvolvimento do pensamento estatístico e, mais especificamente, da transnumeração. Todavia, com relação à construção de gráficos, os estudantes apresentaram fragilidades notadamente no que diz respeito à densidade gráfica e à decoração gráfica. Em outras palavras, os aspectos analíticos, decisórios e técnicos envolvidos no processo de construção de gráficos constituíram obstáculos de aprendizagem aos estudantes, principalmente de natureza didática. Assim, constatamos que a construção de gráficos atrativos e cientificamente adequados não é intuitiva, direta e imediata como pode parecer. Pelo contrário, é reflexiva e metódica. E, sendo assim, concluímos que a habilidade de construção de gráficos não é facilmente adquirida pela maioria dos estudantes.
Abstract: In Statistics, graphs play the role of presenting data in a way that allows the reader to quickly and easily understand a phenomenon. Thus, they constitute the main means of visualization and dissemination of statistical information. In contemporary society, marked by the supremacy of the image and visual artifacts to the detriment of writing, the capacity for synthesis and communication of graphics has been increasingly valued. However, graphics with distorted information (intentionally or not), poorly constructed or inappropriate from a scientific point of view are often published in the media and literature. In this sense, it is necessary to propose and discuss teaching methodologies that promote the development of transnumeration and the ability to build graphics, especially in Basic Education. When building a graph, an important element of statistical thinking is mobilized: transnumeration. In this research, the general objective was to propose the development of transnumeration and the ability to construct graphs by students in the final years of Elementary School, in the light of the theoretical and methodological assumptions of Didactic Engineering. The literature review showed work proposals in the classroom aimed at the development of transnumeration and the ability to build graphs. Based on the methodological assumptions of Didactic Engineering, we developed a didactic sequence in order to contemplate these proposals. Thus, 17 students from the 7th Year of Elementary School participated in a project whose theme was the growing generation of electronic waste or Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE). The data production activities consisted, initially, in the quantitative survey of electronic products to be discarded in the students' homes and, later, in the quantitative survey of electronic products to be discarded by the entire class. Data processing activities consisted of organizing data into tables and building graphs using paper and pencil and using digital technologies. In all, 35 graphs were built. The graphs produced were presented by the students, individually, to the whole class. The results showed that the set of tasks of the didactic sequence contributed to the development of statistical thinking and, more specifically, of transnumeration. However, with regard to the construction of graphics, the students showed weaknesses notably with regard to graphic density and graphic decoration. In other words, the analytical, decision-making and technical aspects involved in the graphic construction process constituted obstacles for students to learn, mainly of a didactic nature. Thus, we found that the construction of attractive and scientifically adequate graphics is not intuitive, direct and immediate as it may seem. On the contrary, it is reflective and methodical. And so, we conclude that the skill of building graphs is not easily acquired by most students
Palavras-chave: Educação matemática
Educação estatística
Transnumeração
Gráficos estatísticos
Engenharia didática
Mathematics education
Statistical education
Transnumeration
Statistical graphics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00354
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14887
Data do documento: 11-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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