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Type: Dissertação
Title: “Muito bom esses espaços-tempo para a gente pensar, discutir e refletir”: uma experiência de formação docente para os multiletramentos
Author: Gualhano, Fernanda Abreu
First Advisor: Sampaio, Thais Fernandes
Referee Member: Silva, Marta Cristina da
Referee Member: Anecleto, Úrsula Cunha
Resumo: Desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a presente pesquisa intenciona analisar o potencial formativo dos eventos de letramentos de um curso para professores atuantes e em formação na modalidade a distância, tendo em vista os princípios dos multiletramentos e da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, desenvolvemos o curso extensionista "Multiletramentos e Tecnologias Digitais na Prática Pedagógica", promovido para discentes dos períodos finais da licenciatura em Letras da UFJF, bem como para professores já formados e demais interessados. O propósito foi de oferecer a esse público uma oportunidade de ampliação de seus conhecimentos sobre os multiletramentos, a diversidade cultural, a diversidade linguística e a cultura digital, a partir da leitura e da discussão de textos teóricos sobre tais temas, correlacionando-os com práticas e experiências reais do trabalho docente. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; KUMARADIVELU, 2012; FABRÍCIO, 2017), o trabalho enquadra-se na metodologia qualitativa interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; CHIZZOTI, 2001), inspirada na perspectiva da multirreferencialidade (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2019), pelo falo de buscar compreender os significados construídos pelos participantes ao longo de um curso on-line. Os dados analíticos deste trabalho foram gerados com base na produção de murais colaborativos produzidos nas discussões grupais e do posicionamento de três participantes acerca dos possíveis caminhos docentes na direção das práticas dos multiletramentos. A análise dos dados foi feita a partir das pistas indexicais (GUIMARÃES; MOITA LOPES, 2016, 2017; SILVERSTEIN, 2003) com o objetivo de investigar se os participantes assimilam, (re)significam (ou não) as construções coletivas dos encontros síncronos diante das reflexões individuais das atividades assíncronas, ambas realizadas no módulo I. A pesquisa revelou que as considerações conjuntas foram assimiladas ou até mesmo refletidas de modo particular, sendo um grande potencial formativo, haja vista que as ferramentas utilizadas, o acesso às informações, os vínculos despertados no meio digital e a própria condução do curso geraram mudanças epistemológicas e práticas que, de certo modo, transformaram as relações e as construções de saberes dos participantes, sendo, inclusive, ponte para a caminhada dos (futuros) professores.
Abstract: As part of the Postgraduate Program in Linguistics from the University of Juiz de Fora (UFJF), The present research intends to analyze the formative potential of literacy events in a course for in-service teachers and teachers in training in the remote modality, based on the principles of multiliteracies in the Common National Curriculum Base. In this perspective, we developed the extension course "Multiliteracies and Digital Technologies in Pedagogical Practice" for teachers in training in the last semester of the UFJF Languages course, as well as teachers in practice and other interested people. The purpose was to offer this public an opportunity to broaden their knowledge related to multiliteracies, cultural diversity, the linguistic and digital diversity through theoretical texts, making connections with real teaching practices and experience. Based on the Applied Linguistics line (MOITA LOPES, 2006; KUMARAVADIVELU, 2006; FABRÍCIO, 2006), the research was conducted following the qualitative interpretative base (DENZIN; LINCOLN, 2000; CHIZZOTI, 2001), inspired by the multireferentiality perspective (ARDOINO, 1998; SANTOS, 2005, 2019) because it aims to understand the meanings constructed by the participants throughout the remote course. the analytical data of this work were generated based on the production of collaborative murals created in group discussions and the point of view of three participants about possible teaching paths related to multiliteracy practices. The data analysis was made from indexical clues (GUIMARÃES; MOITA LOPES, 2016, 2017; SILVERSTEIN, 2003) to investigate if the participants assimilate, (re)frame (or not) the collective constructions from the synchronous meetings in their asynchronous activities, both made in module I. The research results show that the collective considerations were assimilated or even reflected in a particular way, they had enormous educational potential, since the tools used, the access to information, the connections awakened in the digital environment, and the way the course was conducted, generated epistemological and practical changes that, in a way, transformed the relationships of the participants and the construction of knowledge, even being a bridge for the path of (future)
Keywords: Hipermodernidade
Multiletramentos
Formação de professores
BNCC
Curso extensionista
Hypermodernity
Multiliteracies
Teacher training
Extension course
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00389
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14858
Issue Date: 9-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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