Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14842
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lucianeaparecidadesouza.pdfPDF/A7.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Tese
Título : Desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores numa perspectiva colaborativa com base em avaliações diagnósticas dos estudantes
Autor(es): Souza, Luciane Aparecida de
Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Co-orientador: Soares, Tufi Machado
Miembros Examinadores: Teixeira, Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Magalhães, Tânia Guedes
Miembros Examinadores: Frade, Isabel Cristina Alves da Silva
Miembros Examinadores: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A pesquisa surge a partir de indagações que se constituíram durante minha prática docente por dez anos, como professora alfabetizadora e de minha experiência como formadora/orientadora de estudos em dois Programas de Formação Continuada para Alfabetizadores do Governo Federal - Pró-Letramento - Alfabetização e Linguagem (2005 - 2010) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2012 - 2017) - realizados com os professores alfabetizadores do município de Comendador Levy Gasparian, no estado do RJ. Nesse contexto, propus-me, nesta tese, proporcionar aos professores um formato de formação, a partir do conceito de desenvolvimento profissional docente, uma visão dos estudos sobre os processos linguísticos, cognitivos e socioculturais necessários ao desenvolvimento da compreensão leitora, através do acompanhamento e do registro de tal desenvolvimento, partindo de um instrumento de avaliação denominado protocolo de leitura. Dessa forma, a questão de investigação do estudo é:“Como se dá o desenvolvimento profissional docente de professores alfabetizadores baseado em resultados de avaliações diagnósticas sobre os processos de apropriação da língua escrita pelos estudantes e sobre o ensino sistemático de estratégias de leitura?” Para compreender tal questão, foi utilizada a abordagem metodológica longitudinal de cunho qualitativo, a partir da abordagem da pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2016), pois os alunos foram acompanhados por dois anos letivos seguidos: 2018 e 2019. A intervenção no planejamento dos docentes se deu a partir dos pressupostos teóricos sobre a alfabetização e letramento de Soares (2014; 2016; 2017), sobre o ensino das estratégias de leitura de Solé (1998) e Girotto e Souza (2010), apropriação do Sistema de Escrita Alfabética de Morais (2012a; 2012b) e leitura de Kleiman (2002) e Koch e Elias (2010).Também foi utilizada a concepção de enunciado defendida por Bakhtin (2003), para análise dos enunciados produzidos pelos alfabetizadores no contexto de desenvolvimento profissional. Nessa direção, a investigação permitiu verificar que o desenvolvimento profissional docente dos alfabetizadores baseado nos resultados das avaliações diagnósticas sobre os processos de apropriação da língua escrita pelos estudantes, se deu a partir de um processo dialógico que revelou muitos saberes e fazeres daqueles professores. Um processo dialógico que permitiu que os alfabetizadores confrontassem suas certezas e incertezas sobre a aprendizagem da leitura das crianças. Nesse contexto, foi possível afirmar que o protocolo de leitura se mostrou um eficaz instrumento de avaliação diagnóstica, permitindo que os alfabetizadores identificassem como as crianças se apropriavam da língua escrita e como utilizavam as estratégias de leitura para interação com os diferentes gêneros. A análise do protocolo de leitura permitiu que os alfabetizadores compreendessem valiosas pistas para reflexões sobre as práticas alfabetizadoras por eles realizadas. Além disso, a aplicação do protocolo ao longo de três anos consecutivos permitiu acompanhar o desenvolvimento de importantes habilidades de leitura, pelos estudantes, pois se observou que, do 1º para o 2º ano, as crianças conseguiram desenvolver, principalmente, as habilidades relacionadas à apropriação do SEA. Ademais, do 2º para o 3º ano, verificamos a apropriação das habilidades relacionadas à adoção de estratégias de leitura para interação com diferentes gêneros, lendo-os e compreendendo-os
Resumen : The research arises from questions that were constituted during my teaching practice for ten years, as a literacy teacher and from my experience as a trainer/advisor of studies in two Continuing Education Programs for Literacy Teachers of the Federal Government - Pró-Letramento - Literacy and Language (2005 - 2010) and National Pact for Literacy in the Right Age (2012 - 2017) - carried out with literacy teachers from the municipality of Comendador Levy Gasparian, in the state of RJ. In this context, I proposed, in this thesis, to provide teachers with a training format, based on the concept of teacher professional development, an overview of studies on the linguistic, cognitive and sociocultural processes necessary for the development of reading comprehension, through monitoring and of the record of such development, starting from an evaluation instrument called reading protocol. Thus, the research question of the study is: “How does the professional development of teachers for literacy teachers take place based on the results of diagnostic assessments on the processes of appropriation of written language by students and on the systematic teaching of reading strategies?” To understand this question, a qualitative longitudinal methodological approach was used, based on the collaborative research approach (IBIAPINA, 2016), as the students were followed up for two consecutive academic years: 2018 and 2019. was based on the theoretical assumptions about literacy and literacy by Soares (2014; 2016; 2017), about the teaching of reading strategies by Solé (1998) and Girotto and Souza (2010), appropriation of Morais' Alphabetic Writing System (2012a; 2012b) and reading of Kleiman (2000; 2002; 2020) and Koch and Elias (2010). literacy teachers in the context of professional development. In this direction, the investigation made it possible to verify that the professional development of literacy teachers based on the results of diagnostic evaluations on the processes of appropriation of written language by students, took place from a dialogic process that revealed many knowledge and practices of those teachers. A dialogic process that allowed literacy teachers to confront their certainties and uncertainties about children's learning to read. In this context, it was possible to state that the reading protocol proved to be an effective diagnostic assessment tool, allowing literacy teachers to identify how children appropriated written language and how they used reading strategies to interact with different genres. The analysis of the reading protocol allowed the literacy teachers to understand valuable clues for reflections on the literacy practices carried out by them. In addition, the application of the protocol over three consecutive years made it possible to monitor the development of important reading skills by the students, as it was observed that, from the 1st to the 2nd year, children were able to develop, mainly, skills related to appropriation. of the SEA. Furthermore, from the 2nd to the 3rd year, we verified the appropriation of skills related to the adoption of reading strategies for interaction with different genres, reading and understanding them.
Palabras clave : Desenvolvimento profissional docente
Alfabetização
Leitura
Avaliação diagnóstica
Teacher professional development
Literacy
Reading
Diagnostic evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14842
Fecha de publicación : 26-sep-2022
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação (Teses)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons