Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14833
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
annaluizaoliveirabarros.pdf589.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Holding familiar como forma de planejamento tributário e sucessório: percepção de contadores atuantes na área, no município de Governador Valadares
Autor(es): Barros, Anna Luiza Oliveira
Primeiro Orientador: Nadone, Caio Lucas
Membro da banca: Reis, Anderson de Oliveira
Membro da banca: Alves, Bruno Franco
Resumo: Em um contexto em que o Brasil possui uma alta carga tributária e um processo sucessório conhecido por ser custoso e demorado, pode ser importante a realização de um planejamento tributário e sucessório. Nesse sentido, uma estratégia cada vez mais comum, principalmente, entre detentores de patrimônio elevado, é a criação de uma holding familiar, isto é, uma empresa que passará a ter a titularidade dos bens de um determinado indivíduo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar qual a percepção dos contadores atuantes na constituição de holdings familiares acerca da utilização dessa modalidade de empresa como forma de planejamento tributário e sucessório, em Governador Valadares/MG. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento, conhecida também como survey, e a coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário estruturado. Conclui-se que na percepção dos contadores que participaram deste estudo, a criação de uma holding familiar apenas minimiza a realização do processo de inventário, não o dispensando. Além disso, destaca-se a diminuição do montante recolhido de Imposto de Renda pela pessoa jurídica criada em comparação ao devido anteriormente pela pessoa física. Para trabalhos futuros, sugere-se realização de estudos com amostras de outras localidades e com diferentes profissionais, a fim de que possa se comparar os resultados obtidos com os achados desta pesquisa.
Abstract: In a context where Brasil has a high tax burden and a sucessor process known to be costly and time consuming, it is of fundamental importance the realization of a tax and successor planning. In this sense, an increasingly used strategy is the creation of a Family holding, that is, a company will have ownership of the assets of a certain individual. This way, the former article has as it’s objective analyse what is the perception of accounting professionals that constitutes Family holdings as a means to make tax and successor plannings, in the municipality of Governador Valadares/MG. For this to be possible, there was a survey, and the data colection was made through the aplication of a quiz. From the data colected, it was concluded that from the perception of the interviewed accountants, the creation of a Family holding only minimizes the inventory process, not making it go away as a whole. Besides that, it can be highlighted the amount of taxes payed that is reduced when comparing the Family holding with the previous process. For future articles that may be done, it is suggested that other places, as well as other professionals be analysed, as a means to compare the findings of this research.
Palavras-chave: Holding familiar
Planejamento tributário e sucessório
Economia fiscal
Sucessão
Family Holding
Tax and Successory Planning
Tax Economy
Succession
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14833
Data do documento: 23-Ago-2022
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis - Campus GV



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons