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Clase: Tese
Título : Por um ensino religioso empático: proposta de aplicação da compreensão empática da experiência religiosa de Joachim Wach para o Ensino Religioso
Autor(es): Sousa Martins, Nathália Ferreira de
Orientador: Rodrigues, Elisa
Miembros Examinadores: Muskopf, André Sidnei
Miembros Examinadores: Huff Junior, Arnaldo Érico
Miembros Examinadores: Ulrich, Claudete Beise
Miembros Examinadores: Cecchetti, Élcio
Resumo: A presente tese se encontra no entrelaçamento entre a Ciência da Religião (CR) e a Educação, ao propor fundamentos epistemológicos para o Ensino Religioso (ER) tendo como embasamento teórico as concepções de Joachim Wach sobre a compreensão da experiência religiosa e as teorias pedagógicas da educação escolar. Wach, situado no início do século XX, dedicou-se à busca da autonomia da CR e, por essa razão, elaborou um fundamento epistemológico para a área: questões teóricas sobre o objeto — a experiência religiosa — e sobre seu método. Dentre suas definições, a “compreensão empática”, que consiste em uma abordagem compreensiva do fenômeno religioso, assim como seu conceito de experiência religiosa e suas expressões, teórica, prática e sociológica, ajudam a entrever uma pedagogia voltada para o desenvolvimento humano no ER, tendo em mente a CR como área de referência para esse componente curricular. Para este empreendimento, foi realizada a leitura estrutural dos textos de Joachim Wach, contextualizandoos, analisando-os criticamente e indicando os possíveis pontos de contato entre sua teoria e o ER. Tendo em mente que o ER se insere no contexto da educação básica, foi necessário revisar as teorias da educação a fim de demarcar os objetivos educacionais da proposta de ER ensejada, qual seja a transformação social em prol de uma sociedade democrática. Partindo da observação de que a experiência religiosa é raramente considerada pelos teóricos da educação enquanto um componente fundamental para construção do mundo humano, foram analisadas as formas como a experiência religiosa foi/é mobilizada na educação, ora instrumentalizada para fins políticos e religiosos, ora, de modo semelhante a Wach, entendida como um fenômeno humano passível de investigação pela ciência, e que, por isso, deve ser abordado na escola, sendo o ER o espaço escolar adequado para fornecer os instrumentais para apreensão dos conhecimentos religiosos com vistas à transformação das experiências dos indivíduos sob os ideais de democracia. O processo de ensino-aprendizagem proposto para alcançar tais objetivos é baseado na compreensão empática oriunda de Joachim Wach, que envolve o interesse, o carácter humano e a imaginação do(a) estudante, constituindo-se como metodologia dialética, na qual se educa da mesma forma como se concebe a aquisição do conhecimento. Um método que oferece os instrumentais para a aquisição do conhecimento sistematizado sobre a experiência religiosa, assim como para uma postura empática frente às diferenças do outro. Desse modo, o ER empático possibilita a transformação a nível intelectual e prático das experiências dos(as) discentes, fomentando a autonomia, o respeito e o diálogo — princípios que promovem uma sociedade plenamente democrática.
Resumen : This thesis is at the intersection between Religious Studies (RS) and Education, as it attempts to propose epistemological foundations for Religious Education (RE) based on Joachim Wach's conceptions about the understanding of religious experience and pedagogical theories of school education. Wach, who lived in the beginning of the 20th century, dedicated himself to the search for the autonomy of RS and, for this reason, developed an epistemological foundation for the area: theoretical questions about the object — religious experience — and about its method. Among his definitions, the “sympathetic understanding”, which consists of a comprehensive approach to the religious phenomenon, as well as its concept of religious experience and its theoretical, practical and sociological expressions, helps us to envision a pedagogy focused on human development in RE, bearing in mind RS as a reference area for this curricular component. For this undertaking, a structural reading of Joachim Wach's texts was carried out, contextualizing them, critically analyzing them and indicating the possible points of contact between his theory and RE. Bearing in mind that RE is part of the context of basic education, it was necessary to review the educational theorists in order to highlight the educational objectives of the RE proposal at hand, that is, the social transformation in favor of a democratic society. Starting from the observation that religious experience is rarely considered by educational theorists as a fundamental component for the construction of the human world, the way in which religious experience was/is mobilized in education was analyzed, sometimes being used for political and religious purposes, sometimes, similarly to Wach, understood as a human phenomenon that can be investigated by science, and that therefore must be addressed at school, with the RE being the appropriate school space to provide the instruments for acquiring religious knowledge with ways to transform experiences of individuals under the ideals of democracy. The teaching-learning process proposed to achieve these goals is based on the sympathetic understanding from Joachim Wach, which involves the interest, human character and imagination of the student, constituting a dialectical methodology, in which teaching is done the same way as the acquisition of knowledge is conceived. A method that offers the tools for acquiring systematic knowledge about the religious experience, as well as for a sympathetic attitude towards the differences of others. Thus, sympathetic RE enables the intellectual and practical transformation of the students' experiences, fostering autonomy, respect and dialogue, principles that promote a fully democratic society.
Palabras clave : Ciência da religião
Ensino religioso
Joachim wach
Experiência religiosa
Compreensão empática
Religious studies
Religious education
Joachim wach
Religious experience
Sympathetic understanding
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14747
Fecha de publicación : 30-sep-2022
Aparece en las colecciones: Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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