Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14739
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
yngritdemelobrigidonunescoelho.pdf3.3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Elaboração de uma sequência didática com foco na construção de oficinas sensoriais para aprendizagem dos sentidos do corpo humano
Autor(es): Coelho, Yngrit de Melo Brígido Nunes
Orientador: Rezende, Alice Belleigoli
Miembros Examinadores: Macedo, Simone Moreira de
Miembros Examinadores: Silva, Luan Cristian
Resumo: Professores de biologia do ensino médio enfrentam diferentes problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, boa parte deles relacionados ao interesse, motivação e participação dos discentes durante as aulas. Os alunos também relatam dificuldades na assimilação de diversos conteúdos da biologia, principalmente aqueles com nomenclaturas extensas e atípicas, que devem ser memorizadas. Entre estes conteúdos está o estudo da anatomia humana, especialmente a parte referente ao sistema nervoso. É necessário, portanto, que sejam inseridas novas estratégias didáticas que facilitem o processo de ensinoaprendizagem do conteúdo de anatomia do sistema nervoso, visando melhorar a compreensão e assimilação do tema. O objetivo do presente trabalho foi a elaboração de uma sequência didática com foco na construção conjunta com os alunos de uma oficina sensorial educativa que auxilie o processo de aprendizagem dos sentidos do corpo humano. O trabalho foi realizado na disciplina Biologia, nas duas turmas sob regência da professora Yngrit de Melo Brígido Coelho, no ano de 2021, na Escola estadual Márcio Nicolato, Rodeiro – Minas Gerais. A oficina sobre os sentidos do corpo humano foi construída com a colaboração dos educandos, com orientação da professora. Após a realização da sequência didática, foi aplicado um questionário de percepção discente, para verificar a satisfação dos alunos em relação ao conteúdo e a disciplina; também foi analisado o ganho de conhecimentos dos alunos. A maioria dos discentes teve uma percepção geral positiva em relação à oficina sensorial, avaliando-a com uma nota média de 8,94. Os estudantes (85,7%) concordaram que a estratégia teve um impacto positivo na aprendizagem e 82,8% deles afirmaram que a oficina melhorou a compreensão do conteúdo. Além disso, a maioria dos discentes concordou que a oficina estimulou a participação do aluno no processo de ensinoaprendizagem e aumentou a motivação para o estudo. Os resultados sugerem que a seqüência didática com foco na oficina sensorial de anatomia foi uma excelente alternativa para aperfeiçoar a aprendizagem de anatomia na disciplina de Biologia no ensino médio, melhorando a percepção discente e o ganho de conhecimento dos estudantes. Além disso, o desenvolvimento da oficina aumentou o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento e aproximou o conteúdo de Biologia do seu cotidiano.
Resumen : High school biology teachers face problems related to the teaching-learning process, part of them related to interest, good practices and student participation during classes. Students also have difficulties in assimilating various contents of biology, especially those with extensive and atypical nomenclatures, which must be memorized. Human anatomy is one of these contents, especially the part referring to the nervous system. Therefore, it is necessary to incorporate new didactic strategies that facilitate the teaching-learning process of these contents, aiming to improve its assimilation. The objective of the work was the elaboration of a didactic sequence aimed at the joint construction with the students of an educational sensory workshop that helps the process of learning the senses of the human body. The work was carried out in the Biology discipline, in the two classes under the regency of Professor Yngrit de Melo Brígido Coelho, in the year 2021, at the Márcio Nicolato State School, Rodeiro - Minas Gerais. The workshop on the senses of the human body was built with the collaboration of the students, under the guidance of the teacher. After completing the didactic sequence, a student perception questionnaire was applied to verify the students' satisfaction with the content and the discipline; the gain of knowledge of the students was also analyzed. Most students had a positive general perception in relation to the sensory workshop, evaluating it with an average grade of 8.94. Students (85.7%) agreed that the strategy had a positive impact on learning and 82.8% of them stated that the workshop improved their understanding of the content. In addition, most students agreed that the workshop stimulated student participation in the teachinglearning process and increased study motivation. The results suggest that the didactic sequence focused on the sensory workshop was an excellent alternative to improve the learning in the Biology discipline in high school, improving students' perception and knowledge gain. In addition, the development of the workshop expanded the role of students in the construction of knowledge and brought the content of Biology closer to their daily lives.
Palabras clave : Oficina sensorial
Órgãos dos sentidos
Ensino de biologia
Ensino de anatomia
Sistema nervoso
Sensory workshop
Sense organs
Biology teaching
Anatomy teaching
Nervous system
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14739
Fecha de publicación : 26-ago-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons