Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14684
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luizamarillacdepaulaquetzbittencourt.pdf7.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Cooperação entre a família e a escola no processo educativo: estudo de caso de uma escola municipal de Juiz de Fora
Author: Bittencourt, Luiza Marillac de Paula Quetz
First Advisor: Alcântara, Edna Rezende Silveira de
Referee Member: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Machado, Carla Silva
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Por meio de um estudo de caso, este trabalho buscou identificar um problema de gestão presente na Escola Municipal Professora Thereza Falci, com a intenção de apresentar um Plano de Ação Educacional que promova melhorias à prática pedagógica desenvolvida na instituição, localizada na Zona Norte da cidade de Juiz de Fora, cujo público abarca alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Desta forma, nossa pesquisa analisa o que o gestor escolar pode fazer para promover o envolvimento das famílias dos estudantes na experiência educacional. A identificação dessa situação problema foi embasada pela observação do contexto institucional, pela coleta de evidências junto ao arquivo documental da escola e por meio de entrevistas exploratórias acerca do assunto. No histórico recente da escola, verificamos um bom posicionamento da instituição nas avaliações externas em âmbito municipal e a participação familiar em reuniões e festas. Todavia, notou-se uma baixa participação da família no acompanhamento pedagógico dos alunos, o que é um entrave ao potencial aprimoramento do processo educativo. Tal afirmação acerca dos efeitos da participação da família é, a partir de argumentos da literatura, uma premissa defendida neste trabalho, mesmo entendendo que essa não seja uma relação direta e simplificada. Assim, o objetivo geral da dissertação é identificar as práticas gestoras da instituição em estudo que colaboram para aproximar a família da vivência escolar e, a partir disso, propor um Plano de Ação que aprimore os mecanismos já existentes e implemente novas práticas, com impacto sobre o desempenho dos estudantes. Os objetivos específicos definidos para este estudo foram: I) Descrever a relação família e instituição na Escola Municipal Professora Thereza Falci, contemplando as práticas de aproximação das famílias e os entraves que têm comprometido a complementaridade entre família e escola. II) Analisar o caso de gestão tendo por norte o referencial teórico que aborda o tema coeducação, os dados coletados em entrevista, bem como apresentar os instrumentos de pesquisa. III) Apresentar um plano de ação para fortalecer a aliança entre família e escola, alinhando a identidade da instituição e as contribuições de estudos acadêmicos como a presente pesquisa. Fazem parte do nosso arcabouço teórico os trabalhos de Oliveira e Mariotini (2016), Pereira e Lopes (2017), Castro (2015), Paro (2000, 2016), Burgos (2014), Silva (2014), Lück (2008), Cavalcante (1998), Apple e Beane (2001), entre outras obras que balizam as discussões sobre a relação família, escola e gestão escolar.
Abstract: The present dissertation is developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Assessment (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Through a case study, this paper sought to identify a management problem within Municipal School Professora Thereza Falci, with the intention of presenting an Educational Action Plan that promotes improvements to the pedagogical practices developed within the institution, located in northern Juiz de Fora (Minas Gerais, Brazil), whose audience includes students from kindergarten up to elementary school. Our research analyzes what the school manager can do to promote the students' families' involvement in the educational experience. The identification of the problem was based on the observation of the institutional context, the collection of evidence from the school's documentary archive, and exploratory interviews on the subject. In the school's recent history, we looked at a good positioning of the institution when it came to external evaluations at the municipal level and family participation in meetings and parties. However, we noticed a low level of family participation in the students' pedagogical supervision, which proves an obstacle to the potential improvement of the educational process. This statement about the effects of family participation is, based on arguments found in literature, a premise that is defended in this work; however, it is understood that this is not such a direct and simplified relationship. Thus, the general goal of this dissertation is to identify the management practices of the institution under study that collaborate to bringing the family closer to the school experience and, from that, to propose an Action Plan that improves the existing mechanisms and implements new practices, with an impact on students' performance. The specific goals defined for this case study were: I) To describe the relationship between family and institution at Municipal School Professora Thereza Falci, contemplating the practices of bringing families together and the obstacles that have compromised the complementarity between family and school. II) To analyze the management case based on the theoretical framework that addresses the topic of co-education and the data collected in interviews, as well as presenting the research instruments. III) To present an action plan to strengthen the alliance between family and school, aligning the institution's identity to contributions from academic studies such as the present research. Our theoretical framework includes the works of Oliveira and Mariotini (2016), Pereira and Lopes (2017), Castro (2015), Paro (2000, 2016), Burgos (2014), Silva (2014), Lück (2008), Cavalcante (1998), Apple and Beane (2001), among other works that guide the discussion on the relationship between family, school, and school management.
Keywords: Família
Escola
Coeducação
Gestão
Práticas e desempenho escolar
Family
School
Co-education
Managemen
School practices and performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00260
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14684
Issue Date: 12-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons