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Type: Dissertação
Title: Biotecnologia e vacinas: uma sequência didática, em ambientes virtuais, no processo de ensino e aprendizagem de biologia
Author: Lima, Angela Aparecida Soares de
First Advisor: Aguiar, Jair Adriano Kopke de
Referee Member: Nagaoka, Márcia Regina
Referee Member: Bizarro, Heloísa D’Ávila da Silva
Resumo: O atual cenário tornou o trabalho virtual quase que obrigatório e, portanto, de grande importância aos docentes e discentes. O professor, ao buscar recursos didáticos, pode-se utilizar daqueles que possibilitem transpor a aula do ambiente físico para o ambiente digital, por meio de recursos e ferramentas tecnológicas na forma de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). A escolha do tema baseou-se na relevância que o assunto vacinas e biotecnologia apresentou por ser considerada de elevada prioridade devido aos efeitos devastadores da covid-19. O processo biotecnológico tem contribuído de forma determinante no aprimoramento do desenvolvimento e da produção de novas vacinas ou no aperfeiçoamento de vacinas já existentes, para que se tornem mais seguras e eficazes. Vacina é uma suspensão ou fragmentos de organismos usada para induzir imunidade e, portanto, reduzir a disseminação de infecções e ocorrência de epidemias. Embora a vacinação seja importante no controle de doenças infecciosas, diversas pesquisasmostram o conhecimento insuficiente sobre as vacinas e doenças contra as quais elas protegem. O presente estudo teve como objetivo geral promover o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino remoto de Biologia, no trabalho com o conteúdo de biotecnologia sobre o tema vacinas, no 3º ano do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática (SD), utilizando ferramentas disponíveis no Google, como recursos pedagógicos de divulgação de conteúdo. As atividades incluíram exibição de um filme, textos complementares para pesquisa, jogo interativo, aulas com metodologias ativas, investigativas e debate estruturado. Foram realizadas diversas abordagens de caráter qualitativo, por meio de questionários, utilizando-se os recursos virtuais WhatsApp, Google Classroom e Google Meet. O trabalho foi realizado no Colégio Municipal Rio Branco, localizado no município de Visconde do Rio Branco-MG. Além de trazer maior conhecimento aos alunos sobre o assunto, pôde-se verificar que a SD apresentou um aspecto positivo no aprendizado do conteúdo de biotecnologia. De acordo com os questionários qualitativos, os alunos classificaram as atividades como interessantes, atrativas e dinâmicas,demonstrando, inclusive, aumento no interesse pelo conteúdo. Algumas informações obtidas durante as atividades foram transcritas, permitindo a análise das respostas, sendo possível observar o benefício da metodologia usada na aquisição do conhecimento pelos discentes participantes, além de favorecer uma maior participação do que as aulas tradicionais. Ademais, foi possível examinar questões sobre o tema, de maneira mais efetiva, aguçando a curiosidade e a autonomia dos estudantes na busca do próprio conhecimento. O intuito do produto foi facilitar o ensino-aprendizagem desse tema, uma vez que o atual cenário da pandemia de covid-19 é um momento propício para aprofundar esse conteúdo. Após a análise dos resultados, concluiu-se que a SD elaborada pode ser aplicada, com qualidade, sendo um interessante material de apoio para docentes e discentes.
Abstract: The current scenario has made virtual work almost mandatory and, therefore, of great importance to teachers and students. The teacher, when looking for didactic resources, can use those that make it possible to transpose his class out of the physical environment to the digital environment, using technological resources and tools in the form of VLE (Virtual Learning Environment). The choice of topic was based on the importance that the subject of vaccines and biotechnology presented as it is considered a high priority due to the devastating effects of COVID-19 and allows the student to share their views, opinions, etc. The biotechnological process has contributed decisively to the improvement of processes related to the development and production of new vaccines or the improvement of existing vaccines, so that they become safer and more effective. The vaccine is a suspensionor fragments of organisms used to induce immunity and therefore reduce the spread of infections and the occurrence of epidemics. Although vaccination is important in the control of the infectious diseases, several studies show insufficient knowledge about vaccines and diseases against which they protect. The present study had as general objective to promote the use of ICTs in the remote teaching of Biology, with the content biotechnology, theme vaccines, in the 3rd year of High School, through a didactic sequence (SD), using tools available on Google, such as pedagogical resources for content dissemination. The activities included the screening of a film, complementary texts for research, an interactive game, classes with active and investigative methodologies and structured debate. Several qualitative approaches were carried out, through questionnaires, using the virtual resources WhatsApp, Google Classroom and Google Meet. The work was carried out at Colégio Municipal Rio Branco, located in the municipality of Visconde do Rio BrancoMG, where students from the third grade of high school participated. In addition to bringing greater knowledge to students on the subject, it was possible to verify that the SD presented a positive aspect in the learning of biotechnology content. According to the qualitative questionnaires, the students classified the activities as interesting, attractive and dynamic, claiming that it caused an increase in interest in the content. Some information obtained during the activities was transcribed, allowing the analysis of the answers, making it possible to observe the benefit of the methodology used in the acquisition of knowledge by the participating students, in additionto favoring greater participation than traditional classes. In addition, it was possible to examine questions on the subject more effectively, sharpening students' curiosity and autonomy in the search for their own knowledge. The purpose of the product was to facilitate the teaching and learning of this topic, since the current scenario of the Covid-19 pandemic is a favorable moment to delve into this content. After analyzing the results, it was concluded that the elaborated didactic sequence can be applied, with quality, being an interesting support material for teachers and students.
Keywords: Sequência didática
Aprendizagem investigativa
Plataformas digitais
Ensino remoto
Didactic sequence
Investigative learning
Digital platforms
Remote teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00256
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14679
Issue Date: 29-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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