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Type: Dissertação
Title: Aplicação de realidade virtual e aumentada em sala de aula no ensino de biologia como estratégia de metodologias ativas
Other Titles: Application of virtual and augmented reality in the classroom in biology teaching as a strategy of active methodologies
Author: Vieira, Sheila Souza
First Advisor: Antunes, Michelle Bueno de Moura Pereira
Referee Member: Cabral, Layla Dutra Marinho
Referee Member: Machado, Carla da Silva
Resumo: A tecnologia implica em grandes mudanças na nossa sociedade e na educação. Por meio dela podemos acompanhar, em tempo real, o que ocorre em qualquer lugar do mundo. No ensino não é diferente, dentro da sala de aula os avanços tecnológicos não param de chegar. A aplicação de metodologias ativas, em particular as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) tem sido amplamente discutida nas escolas e não está mais restrita aos laboratórios de informática. Seu uso deve estar presente nas diversas atividades, a fim de propiciar aos estudantes aprendizagem significativa e atual. Negar esta nova era dentro do ambiente escolar é promover barreiras de aprendizagens e limitar o trabalho às tão tradicionais metodologias já empregadas. Este trabalho tem como objetivo elaborar uma sequência didática através do uso de metodologias ativas na educação, por meio da Realidade Aumentada (RA) e Sala de Aula Invertida, para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Fisiologia Humana – sistema circulatório. O trabalho foi aplicado em turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto, munícipio de Coronel Fabriciano – MG e turmas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, município de Timóteo – MG utilizando a realidade virtual e aumentada, por meio dos aplicativos ARLOOPA® e Human body (male)®. A sequência didática foi desenvolvida em quatro aulas, distribuídas em duas etapas. Na primeira etapa, fez-se o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema abordado e posteriormente a atualização dos conhecimentos com pesquisas e roda de conversa realizada pelos estudantes. Na segunda etapa, os conhecimentos foram aprofundados, os estudantes aprenderam a utilizar os aplicativos e aplicaram o que aprenderam utilizando a realidade virtual e aumentada associada à metodologia sala de aula invertida. Os estudantes demonstraram engajamento e interesse em desenvolver as atividades propostas, corroborando que as metodologias ativas impactam positivamente no processo de aprendizagem. Ao final da sequência didática, os estudantes fizeram avaliação oral qualitativa do aprendizado adquirido após a aplicação da metodologia investigativa, cuja finalidade foi avaliar a proposta metodológica referente ao processo investigativo e verificar se os objetivos deste trabalho foram atingidos. O uso da sala de aula invertida intensificou a interação aluno-professor, já que durante as pesquisas de construção do conhecimento os estudantes necessitaram recorrer ao professor para esclarecimentos e este por sua vez, teve a oportunidade de conhecer e compreender os pontos críticos dos estudantes. Dentro dos objetivos propostos neste trabalho, observa-se a realidade virtual e aumentada, bem como o uso da sala de aula invertida são ferramentas de grande potencial para ser utilizada com eficácia no processo educacional.
Abstract: Technology implies great changes in our society and in education. Through it we can follow, in real time, what happens anywhere in the world. In education, it is no different; in the classroom, technological advances keep coming. The application of active methodologies, in particular Digital Information and Communication Technologies (ICTs) has been widely discussed in schools and is no longer restricted to computer labs. Its use must be present in the various activities, to provide students with meaningful and current learning. To deny this new era within the school environment is to promote learning barriers and to limit the work to the traditional methodologies already employed. This paper aims to develop a teaching sequence using active methodologies in education, through Augmented Reality (AR) and flipped classroom, to assist in the teaching-learning process of the Human Physiology content - circulatory system. The work was applied in classes of the 2nd year of High School at Escola Estadual Dr. Joaquim Gomes da Silveira Neto, municipality of Coronel Fabriciano - MG and classes of the 2nd year of high school at Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks, municipality of Timóteo – MG using virtual and augmented reality through the ARLOOPA® and Human body (male)® applications. The didactic sequence was developed in four classes, distributed in two stages. In the first stage, a survey of the students' previous knowledge about the theme was carried out, followed by the updating of this knowledge with research and conversation circle carried out by the students. In the second stage, the knowledge was deepened, the students learned how to use the applications and applied what they had learned using virtual and augmented reality associated with the flipped classroom methodology. The students demonstrated engagement and interest in developing the proposed activities, corroborating that active methodologies have a positive impact on the learning process. At the end of the didactic sequence, the students made a qualitative oral evaluation of the learning acquired after the application of the investigative methodology, whose purpose was to evaluate the methodological proposal regarding the investigative process and verify if the objectives of this work were achieved. The use of the flipped classroom intensified the student-teacher interaction, since during the research for knowledge construction the students needed to turn to the teacher for clarifications and the teacher, in turn, had the opportunity to know and understand the critical points of the students. Within the objectives proposed in this work, it is observed that virtual and augmented reality, as well as the use of the flipped classroom are tools with great potential to be used effectively in the educational process.
Keywords: Ensino de biologia
Tecnologia
Realidade aumentada e virtual
Fisiologia humana
Sistema cardiovascular
Biology teaching
Technology
Augmented and virtual reality
Human physiology
Cardiovascular system.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00237
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14651
Issue Date: 12-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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