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Clase: Dissertação
Título : O programa de educação profissional de nível médio integrado no estado do Ceará: avaliar para avançar
Autor(es): Magalhães, Aila Maria Silva
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Oliveira, Roberto Perobelli de
Resumo: Esta dissertação expõe os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar e analisar o Programa de Educação Profissional Técnica integrado ao Ensino Médio no estado do Ceará, entre os anos de 2008 a 2011 em dez escolas da Rede Estadual de Educação do Estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa de campo, onde se recorre, também, à análise documental e bibliográfica a partir da qual é descrito o panorama da educação profissional de nível médio integrado no referido estado a partir da década de 90 e a rápida expansão da oferta dessa modalidade de ensino no estado a partir do ano de 2008. Também expomos as características gerais das escolas profissionais do estado e seus principais indicadores, os quais são utilizados como base para a análise do desempenho do programa ao final do seu primeiro ciclo. Analisamos, especialmente, aspectos relacionados à organização curricular e suas possibilidades de subsidiar a construção de um projeto educacional comprometido com a formação técnica de nível médio em uma perspectiva cidadã e emancipadora. Por fim, apresentamos um Plano de Ação Educacional (PAE) com ações estratégicas que apontam alternativas aos problemas e dificuldades detectadas durante a realização de pesquisa, para a implementação e desenvolvimento dos procedimentos correspondentes ao programa no âmbito das escolas no sentido de alcançar os objetivos propostos.
Resumen : This dissertation presents the results of a research that aims to investigate and analyze the Technical Education Program integrated to the middle school in the state of Ceará, developed in ten schools located in small, medium and big cities of the state of Ceará from the year 2008 to 2011 and intends to investigate the existence of risks for the sustainability of the professional schools resulting the courses offered or of the cities where the schools are localized. The research intends to use the legal literature and documentary analysis from which it is described the evolution of the professional middle level education in that state from the nineties. To answer the main question, it will also observe student performance, integration in the labor market and higher education and the general characteristics of the professional schools related to technical support, professionals contracted and aspects of curriculum organization and its possibilities to subsidize the construction of an effective educational project and committed to middle level technical training in a citizen perspective and emancipator. Finally, it is presented an Educational Action Plan (PAE) with strategic actions that suggest alternatives to the problems and difficulties to develop and implement procedures related to the program within schools in order to achieve the proposed objectives.
Palabras clave : Educação profissional técnica
Ensino médio
Trabalho
Currículo integrado
Technical education
Secondary education
Labor
Integrated curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1464
Fecha de publicación : 31-oct-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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