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Clase: Dissertação
Título : Sequência didática investigativa sobre métodos contraceptivos para estudantes do primeiro ano do ensino médio
Autor(es): Figueiredo, Poliane Braga Leitão
Orientador: Bicalho, Maria Gabriela Parenti
Miembros Examinadores: Lopes, Miguel José
Miembros Examinadores: Matos, Ione Maria de
Resumo: A presente dissertação insere-se nos campos de estudos sobre educação sexual no contexto escolar e ensino de Biologia. Justifica-se pela importância da promoção de estratégias didáticas dialógicas e estimuladoras da problematização nocampo da educação sexual. Objetiva apresentar e avaliar uma sequência didática deensino investigativo sobre métodos contraceptivos. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Governador Valadares-MG. Foi realizada uma SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVO composta por 3 etapas que foram: 1) Problematização por meio de uma situação – problema envolvendo o uso dos métodos contraceptivos; 2) Organização do conhecimento (levantamento e discussão de hipótese); 3) Aplicação do conhecimento por meio da apresentação dos resultados e 4) Procedimento para a análise dos dados por meio do grupo focal. A análise indicou que os estudantes avaliaram de forma positiva a atividade de ensino investigativo, e consideram que ela propiciou interesse e engajamento. Reconhecem também o papel da escola como agente da educação sexual dos adolescentes e a importância da participação dos estudantes para o sucesso das atividades de ensino investigativo. Os dados coletados na pesquisa propiciaram o aperfeiçoamento da proposta de ensino investigativo e a elaboração de um E-book destinado a professores de Biologia. Buscou-se, assim, contribuir para a superação de limitações em relação ao ensino dos métodos contraceptivos nas escolas, como carga horária reduzida, falta de educação continuada para os docentes e a subtração do tema orientação sexual nos documentos oficiais de orientação curricular.
Resumen : The present dissertation is inserted in the fields of studies on sexual education in the school context and in the teaching of Biology. It is justified by the importance of promoting dialogical didactic strategies and stimulating problematization in the field of sex education. It aims to present and evaluate a didactic sequence of investigative teaching on contraceptive methods. The research participants were students of the first year of high school at a state school in the city of Governador Valadares-MG. A DIDACTIC SEQUENCE OF INVESTIGATIVE EDUCATION was carried out, consisting of 3 stages, which were: 1) Problematization through a situation - problem involving the use of contraceptive methods; 2) Organization of knowledge (survey and discussion of hypotheses); 3) Application of knowledge through the presentation of results and 4) Procedure for data analysis through the focus group. The analysis indicated that students positively evaluated the investigative teaching activity, and considered that it provided interest and engagement. They also recognize the school's role as an agent of adolescent sex education and the importance of student participation for the success of investigative teaching activities. The data collected in the research allowed the improvement of the investigative teaching proposal and the elaboration of an E-book for Biology teachers. Thus, we sought to contribute to overcoming limitations in relation to the teaching of contraceptive methods in schools, such as reduced hours, lack of continuing education for teachers and the subtraction of the sexual orientation theme from official curricular guidance documents.
Palabras clave : Ensino de biologia
Educação sexual
Métodos contraceptivos
Ensino por investigação
Biology teaching
Sex education
Contraceptive methods
Teaching by investigation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00212
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14593
Fecha de publicación : 4-ago-2022
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



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