Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14589
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wesleyandradesilva.pdf3.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Abordagem interdisciplinar para o ensino de imunologia no ensino médio
Author: Silva, Wesley Andrade
First Advisor: Oliveira, Dirce Ribeiro de
Referee Member: Canto, Fábio Barrozo do
Referee Member: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Resumo: O ensino de Imunologia, ainda é pouco explorado em sala de aula em turmas do Ensino Médio, seja pela extensão dos outros conteúdos de Biologia ou pela falta de práticas diferenciadas. Por ser um tema relevante, dinâmico, atual e intimamente relacionado à vida e à saúde das pessoas, este estudo pretendeu dialogar com os alunos acerca da aprendizagem significativa, reflexiva e investigativa sobre a importância do conhecimento da Imunologia considerando o contexto social. As atividades foram desenvolvidas em duas turmas (A e B) do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vicente José Soares, situada em Santo Antônio do Pontal, distrito da cidade de Governador Valadares-MG. As ações desenvolvidas compreenderam a aplicação de uma sequência didática com metodologia investigativa e interdisciplinar que contribuiu para a produção de histórias em quadrinhos, de textos e de um jogo denominado dominó imunológico. Pretendeu-se oportunizar o trabalho interdisciplinar e transversal bem como o levantamento de conhecimentos prévios. A metodologia utilizada foi em colaboração com os professores das disciplinas de Língua Inglesa e Artes na criação das histórias em quadrinhos e do dominó imunológico. O professor da disciplina de Língua Portuguesa responsabilizou-se pela revisão ortográfica e correções textuais através da Matriz de Referência. Os resultados alcançados demonstraram bom aproveitamento dos conteúdos abordados, uma vez que houve melhora significativa nas notas do questionário aplicado. Quanto às produções textuais, a nota média foi de 6,9 em um total de 10 pontos, superior à nota média das redações do ENEM (edição 2021) que foi de 6,3 pontos. Quanto às histórias em quadrinhos, os estudantes usaram a criatividade e demonstraram interesse em abordar o tema de sua preferência, o que foi um fator positivo. Referente ao dominó imunológico, os estudantes contribuíram com sugestões para que o mesmo fosse aperfeiçoado e no momento do jogo, realizaram pesquisa quando não tinham a certeza de qual peça se encaixava com determinado conceito ou figura. O planejamento e a aplicação desta sequência didática de forma interdisciplinar propiciaram a criatividade, ludicidade e envolvimento, contribuindo de forma relevante com a aprendizagem dos estudantes.
Abstract: The teaching of Immunology is still little explored in the classroom in high school classes, either due to the extension of other Biology contents or the lack of differentiated practices. As it is a relevant, dynamic, current topic and closely related to people's lives and health, this study aimed to dialogue with students about meaningful, reflective and investigative learning about the importance of knowledge of Immunology considering the social context. The activities were carried out in two classes (A and B) of the 2nd year of High School at the Vicente José Soares State School, located in Santo Antônio do Pontal, district of the city of Governador Valadares-MG. The actions developed included the application of a didactic sequence with an investigative and interdisciplinary methodology that contributed to the production of comics, texts and a game called immunological dominoes. It was intended to provide opportunities for interdisciplinary and transversal work as well as the survey of previous knowledge. The methodology used was in collaboration with the teachers of the English Language and Arts disciplines in the creation of comics and immunological dominoes. The Portuguese Language teacher was responsible for the spelling review and textual corrections through the Reference Matrix. The results achieved showed good use of the contents covered, since there was a significant improvement in the scores of the questionnaire applied. As for textual productions, the average grade was 6.9 out of 10 points, higher than the average grade of ENEM essays (2021 edition) which was 6.3 points. As for the comics, the students used their creativity and showed interest in approaching the topic of their choice, which was a positive factor. Regarding the immunological domino, the students contributed with suggestions for its improvement and at the time of the game, they carried out research when they were not sure which piece fit a certain concept or figure. The planning and application of this didactic sequence in an interdisciplinary way provided creativity, playfulness and involvement, contributing significantly to student learning.
Keywords: Ensino de imunologia
Histórias em quadrinhos
Dominó imunológico
Sequência didática
Interdisciplinaridade
Teaching of immunology
Comics
Immune domino
Following teaching
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICV – Instituto de Ciências da Vida
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00398
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14589
Issue Date: 15-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons