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Tipo: Dissertação
Título: Os processos de compras das escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Maracanaú (CREDE 1) – Estado do Ceará: uma perspectiva do fluxo
Autor(es): Andrade, Cristiane Amorim Vila Nova de
Primeiro Orientador: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Riani, Frederico Augusto d’Avila
Membro da banca: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no Mestrado Profissional de Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui como recorte as escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Maracanaú (CREDE 1), cidade do Estado do Ceará, com o intuito de mapear quais entraves acontecem nos processos de compras feitos pelas escolas, que acabam gerando percalços no trâmite e acúmulo na demanda de processos na etapa de liquidação destes no segundo semestre. Diante disso, definiuse como objetivo geral identificar e analisar quais fatores ocasionam o acúmulo de processos de compras na etapa de liquidação na CREDE 1 no segundo semestre, e como objetivos específicos: descrever os recursos financeiros destinados à educação e a forma como ocorrem os processos licitatório nas escolas pertencentes à CREDE 1; analisar os fatores que ocasionam o acúmulo de processos de compras na etapa de liquidação, bem como o porquê de essa concentração ocorrer no segundo semestre; e propor um plano de ação que faça com que esse problema no fluxo dos processos de compras seja sanado ou amenizado e, assim, permita que a aplicação do dinheiro nas escolas se dê de forma mais eficiente. Como abordagem metodológica adota-se o estudo de caso de abordagem qualitativa e instrumentos de construção de dados, com intuito de aprofundar o conhecimento do objeto de estudo. Dessa forma, para a construção de dados, foram aplicados dois instrumentos: um questionário aos assessores administrativo-financeiros das escolas pertencentes à CREDE 1 e uma entrevista aplicada aos funcionários da regional que lidam diretamente com as demandas das escolas na etapa de liquidação dos processos de compras das mesmas. No capítulo descritivo, é apresentado o tema da gestão pública com enfoque na gestão administrativa federal e no estado do Ceará e seus desdobramentos no financiamento educacional, bem como a questão da legislação pertinente aos processos de compras públicas nesses dois âmbitos. Desse modo, esta pesquisa discute a questão da descentralização e os princípios da eficiência e da eficácia para a gestão pública; discute ainda a importância da gestão escolar e do planejamento para desenvolver uma educação de qualidade e, por fim, discute os processos de compras que se desenvolvem no âmbito da administração pública. Por fim, foi elaborado um Plano de Ação Educacional com ações propositivas que buscam melhorar os procedimentos entre a regional e suas referidas escolas, objetivando-se não sanar, mas amenizar os problemas no fluxo dos processos de compras das escolas da regional em estudo, como demonstrado ao longo deste texto.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master’s degree in Management and Evaluation of Education (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). It has as research focus the schools of the Regional Bureau for the Development of Education of Maracanaú (CREDE 1), in order to map which obstacles happen during the purchasing processes made by the schools that end up generating mishaps in the process and accumulation of the service requests of processes at the stage of liquidation of these in the second semester. Considering this, it was defined as general purpose of this work to identify and analyze which factors cause the accumulation of purchase processes at the liquidation stage at CREDE 1 in the second semester and, as specific purposes: to describe the financial resources destined for education and in which way occur the bidding processes in schools belonging to CREDE 1; analyze the factors that cause the accumulation of purchase processes at the liquidation stage as well as the cause for this concentration in the second semester and propose a plan of action to solve or mitigate this problem, thus allowing the application of money in schools to take place more efficiently. The methodological approach chosen was case study with a qualitative approach and data collection instruments adopted in order to deepen the knowledge about the object of study were two instruments: a questionnaire to the administrative-financial aides of the schools belonging to CREDE 1 and an interview with CREDE employees who deal directly with both the demands of the schools and with the liquidation stage of the procurement processes of such schools. The descriptive chapter present public administration, focusing Brazilian federal management and State of Ceará management and its consequences in educational budget placement, as well as legislation about purchasing processes in both spheres of management. This research also debates decentralization and efficiency and effectiveness principles for public administration, also discussing the relevance of school management and planning for the development of quality education. Lastly, an Educational Plan of Action was built, with suggestions of actions for improving the procedures between school and their respective regional bureaus, with aims not to solve, but alleviate the problems with the flow of purchase processes of said bureau and its schools, as shown throughout this wor
Palavras-chave: Administração pública
Processos de compras
Fluxo de processos
Public administration
Purchasing processes
Process flow
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00195
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14564
Data do documento: 18-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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