Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14550
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marielyvieiralimasantos.pdf17.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Ebook multimídia-interativo como recurso pedagógico digital para o ensino de biotecnologia
Autor(es): Santos, Mariely Vieira Lima
Primeiro Orientador: Oliveira, Marcelo Nagem Valério de
Membro da banca: Pieri, Fábio Alessandro
Membro da banca: Miguel, Paulo Sérgio Balbino
Resumo: Diversos desafios foram enfrentados durante a pandemia da covid-19, principalmente na educação pública, fazendo-se necessário que os professores repensassem suas práticas, desenvolvendo novas metodologias, como o Ensino por Investigação. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) foram fundamentais durante o enfrentamento da pandemia nas escolas, e ebook é uma TDIC com potencial de ensino investigativo. Durante a pandemia um assunto que se destacou foi a Biotecnologia, pois, vários recursos Biotecnológicos foram utilizados em seu enfrentamento. Unindo-se o ensino investigativo e as TDICs ao ensino de Biotecnologia por ser um tema necessário e relevante da atualidade e que levará o aluno a se tornar consciente, crítico e ativo na sociedade, este trabalho de conclusão de Mestrado tem como objetivo principal a elaboração de um ebook multimídia e interativo sobre biotecnologia como ferramenta de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) a ser utilizada por alunos do 3º Ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada será qualitativa de caráter exploratório, através de revisão bibliográfica para embasar a elaboração e o desenvolvimento de um ebook utilizando ferramentas disponíveis de design, como o Canva. O ebook foi elaborado a partir de quatro Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) e com previsão de que uma ocupe 4 horas-aula de 50 minutos. Em cada SEI, as quais são independentes, os alunos passarão pelas etapas do ensino investigativo (Levantamento de conhecimentos prévios, levantamento de hipóteses a partir de situações problemas, pesquisa, fixação dos conceitos e discussão geral dos assuntos), sobre temas atuais da biotecnologia, como: DNA recombinante, uso do vírus na transgenia e produção de vacinas genéticas contextualizando-se com o Coronavírus. Espera-se, com o uso desta TDIC, desenvolver nos alunos as habilidades do ensino investigativo e fornecer ferramentas aos docentes para trabalharem a Biotecnologia, seja no formato presencial, seja no formato de ensino remoto
Abstract: Several challenges were faced during the covid-19 pandemic, especially in public education, making it necessary for teachers to rethink their practices, developing new methodologies, such as Teaching by Investigation. Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were fundamental during the face of the pandemic in schools, and ebook is a TDIC with investigative teaching potential. During the pandemic, a topic that stood out was Biotechnology, because several Biotechnological resources were used in its confrontation. Joining investigative teaching and TDICs to the teaching of Biotechnology as it is a necessary and relevant topic today and which will lead the student to become conscious, critical and active in society, this Master's thesis has as main objective the elaboration of a multimedia and interactive ebook on biotechnology as a Digital Information and Communication Technology (TDIC) tool to be used by students of the 3rd year of high school. The methodology used will be qualitative and exploratory, through a bibliographic review to support the elaboration and development of an ebook using available design tools, such as Canva. The ebook was elaborated from four Investigative Teaching Sequences (SEIs) and with a forecast that one will occupy 4 class hours of 50 minutes. In each SEI, which are independent, students will go through the stages of investigative teaching (surveying prior knowledge, raising hypotheses from problem situations, research, fixing concepts and general discussion of subjects), on current topics of biotechnology, such as: recombinant DNA, use of the virus in transgenics and production of genetic vaccines in context with the Coronavirus. It is expected, with the use of this TDIC, to develop investigative teaching skills in students and provide tools for teachers to work with Biotechnology, either in the face-to-face format or in the remote teaching format.
Palavras-chave: Biotecnologia
Ebook multimídia e interativo
Tecnologia digital de informação e comunicação
Biotechnology
Multimedia and interactive ebook
Digital information and communication technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00184
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14550
Data do documento: 19-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons