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dc.contributor.advisor1Macêdo, Simone Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378547412970818pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Patrícia Elaine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8073709467132966pt_BR
dc.contributor.referee2Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7005095208454032pt_BR
dc.creatorPaula, Júlio César de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8211282151216787pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-18T14:43:51Z-
dc.date.available2022-10-18-
dc.date.available2022-10-18T14:43:51Z-
dc.date.issued2022-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14544-
dc.description.abstractThe teaching of Human Evolution is considered of great importance for other areas of Biology for supporting the learning as a whole, because it possibilities as species among themselves, through their evolutionary kinship, relating other areas of Biology, such as zoology, cytology and botany. Specifically, Human Evolution allows a discussion about the way of life in society, cultural diversities and also the adaptive issues of human beings in different environments. However, the complexity and controversy surrounding this subject leads us to rethink didactic models that allow a better interaction, autonomy and, consequently, better understanding of students on this subject. Thus, a didactic sequence based on Investigative Education was created and applied, and to further increase the interest and motivation of the students, the memes were used, family resource to students. The didactic sequence followed all stages of investigative teaching and after its completion, the memes were published on an Instagram page created exclusively for this purpose. Tem memes were produced, which included contents of Human Evolution. At the end of the activities, a structured satisfaction questionnaire was applied on the Likert scale. All students considered that it was more stimulating, more interesting and easier to understand the content using investigative teaching and the creation of memes and generated more autonomy and protagonism in the learning process. It is concluded that the use of an investigative teaching approach associated with the creation of memes was able to improve the engagement and participation of students in the content of Human Evolution in high school. We also conclude that it is important that classes based on investigative teaching are introduced gradually, so that students understand their stages and objectives, thus extracting the maximum development that this type of teaching can offer students.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Evolução Humana é considerado de grande importância para outros eixos da Biologia, por auxiliar a aprendizagem como um todo, uma vez que possibilita relacionar as espécies entre si, através de seu parentesco evolutivo, alinhando outros eixos da Biologia, como zoologia, citologia e botânica. Especificamente a Evolução Humana possibilita uma discussão acerca do modo de vida em sociedade, das diversidades culturais e, ainda, das questões adaptativas dos seres humanos em diferentes ambientes. Porém, a complexidade e polêmica acerca desse assunto nos leva a repensar modelos didáticos que possibilitem uma melhor interação, autonomia e, consequentemente, melhor compreensão dos alunos sobre esse tema. Sendo assim, foi criada e aplicada uma sequência didática fundamentada em Ensino Investigativo, e, para aumentar ainda mais o interesse e a motivação dos alunos, foram utilizados os memes – recurso familiar aos educandos. A sequência didática seguiu todas as etapas do Ensino Investigativo, e, após sua conclusão, os memes foram publicados em uma página no Instagram, criada exclusivamente para essa finalidade. Foram produzidos 10 memes, que contemplavam conteúdos de Evolução Humana. Ao final das atividades, foi aplicado um questionário de satisfação estruturado na escala Likert. Todos os alunos consideraram que foi mais estimulante, mais interessante e mais fácil compreender o conteúdo utilizando o ensino investigativo e a criação de memes, e que essa estratégia gerou mais autonomia no processo de aprendizado. Conclui-se, portanto, que a utilização de uma abordagem de ensino investigativa associada à criação de memes foi capaz de melhorar o engajamento e a participação dos alunos no conteúdo de Evolução Humana no Ensino Médio. Concluímos, ainda, que é importante que aulas baseadas no ensino investigativo sejam introduzidas aos poucos, para que os alunos compreendam suas etapas e objetivos, extraindo, desse modo, o máximo de desenvolvimento que essa metodologia de ensino pode oferecer aos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEvolução humanapt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectMeme instrutivopt_BR
dc.subjectHuman evolutionpt_BR
dc.subjectInvestigative teachingpt_BR
dc.subjectInstructive memept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleO uso de memes instrutivos para o ensino de evolução humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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