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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares matriculadas em uma creche pública de Governador Valadares, Minas Gerais
Autor(es): Moura, Lorena Karolina Rodrigues
Pereira, Thátila Canuto Gomes
Primeiro Orientador: Brugiolo, Alessa Sin Singer
Membro da banca: Defilipo, Érica Cesário
Membro da banca: Ferreira, Mariana Cristina Palermo
Resumo: Introdução: O desenvolvimento infantil resulta da interação de condições genéticas e experiências cotidianas, além de ser influenciado pelo ambiente. Nesse sentido, oportunidades de estimulação inadequadas no ambiente domiciliar podem predispor a atrasos no desenvolvimento. Objetivo: Avaliar o ambiente domiciliar de crianças pré-escolares matriculadas em uma creche pública de Governador Valadares, Minas Gerais. Metodologia: Estudo observacional e transversal que utilizou o critério de classificação econômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) para avaliar o nível econômico da família e o questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development – Self Report (AHEMD-SR) para avaliar as oportunidades de estimulação do ambiente domiciliar. Resultados: Foram avaliados 20 domicílios de crianças entre 24 e 42 meses, 55% classificados no nível B2 da ABEP. Sobre as oportunidades do ambiente domiciliar, 35% tinham o espaço externo fraco, 90% espaço interno muito bom, 40% variedade de estimulação muito boa, 55% materiais de motricidade fina e grossa muito fracos e 70% obtiveram classificação média no escore total. Conclusão: As oportunidades de estímulo presentes no ambiente domiciliar foram razoáveis, apesar das oportunidades presentes no espaço externo e da disponibilidade de brinquedos para motricidade fina e grossa terem sido classificadas como muito fracas ao desenvolvimento motor.
Abstract: Introduction: Child development results from the interaction between genetic conditions and everyday experiences. Moreover, the environment may influence the child’s development. Thus, inadequate stimulation opportunities in the home environment can predispose children to developmental delay. Objective: To assess the home environment of preschool children enrolled in a public daycare center in Governador Valadares, Minas Gerais. Methodology: Observational cross-sectional study which used the economic classification criteria from the Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) to assess the family's economic level, and the questionnaire Affordances in the Home Environment for Motor Development – Self Report (AHEMD-SR) to investigate the home environment stimulation opportunities. Results: 20 households of children aged between 24 and 42 months were evaluated, and 55% were classified at the ABEP B2 level. Regarding the opportunities of the home environment, 35% had very poor external space, 90% had very good internal roominess, 40% had very good stimulation variety, and 55% showed fine and gross motor materials classified as very poor. In the total score, 70% got an average rating. Conclusion: The opportunities for stimulation present in the home environment were reasonable, although the opportunities present in the external space and the availability of toys for fine and gross motor skills were classified as very poor for motor development.
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento infantil
Crescimento e desenvolvimento
Creches
Saúde pública
Child
Child development
Growth and development
Child day care centers
Public health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla da Instituição: UFJF/GV
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14515
Data do documento: 17-Fev-2022
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