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Tipo: Tese
Título: Entre o lembrar e o esquecer: a ditadura civil-militar brasileira a partir da trilogia da tortura de Heloneida Studart
Autor(es): Souza, Ioneide Maria Piffano Brion de
Primeiro Orientador: Jardim, Fernando Perlatto Bom
Membro da banca: Guedes, Wallace Andrioli
Membro da banca: Lobo, Valéria Marques
Membro da banca: Cordeiro, Janaína Martins
Membro da banca: Silva, Angela Moreira Domingues da
Resumo: A presente Tese objetiva analisar os romances O Pardal é um Pássaro Azul, O Estandarte da Agonia e O Torturador em Romaria, que compõem a chamada “Trilogia da Tortura” de Heloneida Studart. Para tanto, articulando literatura e historiografia, busca-se discutir de que maneira a autora reflete sobre aspectos relacionados à ditadura civil-militar brasileira, ao propor uma análise sobre o período a partir do entrecruzamento dos relatos de três protagonistas que aparecem em seus romances: Marina (o militante), Açucena (a família do desaparecido político) e Carmélio (o torturador). Parte-se da hipótese segundo a qual os romances da “Trilogia” possibilitam uma compreensão mais ampla da ideia de repressão durante a ditadura para além daquela praticada somente pelo Estado. Com isso, objetiva-se perceber como violência e autoritarismo são apontados por Heloneida como características pertencentes à sociedade brasileira, que se expressariam não apenas nas práticas estatais autoritárias instituídas a partir do golpe de 1964, mas também através do ambiente familiar, da devoção religiosa e do contexto patriarcal-machista da época em que se passam os romances.
Abstract: This Thesis aims to analyze the novels O Pardal é um Pássaro Azul, O Estandarte da Agonia and O Torturador em Romaria, which make up the so-called “Torture Trilogy” by Heloneida Studart. Therefore, articulating literature and historiography, it is sought to discuss how the author reflects on aspects related to the Brazilian civil-military dictatorship, by proposing an analysis of the period from the intersection of the accounts of three protagonists who appear in her novels: Marina (the militant), Açucena (the family of the disappeared politician) and Carmélio (the torturer). The analysis starts from the hypothesis that the novels of the “Trilogy” allow a broader understanding of the idea of repression during the dictatorship beyond that practiced only by the State. Having that said, the objective is to understand how violence and authoritarianism are pointed out by Heloneida as characteristics belonging to Brazilian society, which would be expressed not only in the authoritarian state practices instituted from the 1964 coup, but also through the family environment, the religious devotion environment and through the patriarchalsexist context of the time in which the novels take place.
Palavras-chave: Ditadura civil-militar
Literatura
Memória
Repressão
Resistência
Heloneida Studart
Civil-military dictatorship
Literature
Daily
Memory
Resistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00056
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14513
Data do documento: 1-Ago-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em História (Teses)



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