https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14509
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
nataliaalvesdosreissilva.pdf | PDF/A | 3.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Notícias do mundo de lá: uma reflexão sobre o cinema experimental brasileiro no exílio (1970-1973) |
Autor(es): | Silva, Natália Alves dos Reis |
Orientador: | Melo, Luís Alberto Rocha |
Miembros Examinadores: | Gamo, Alessandro Constantino |
Miembros Examinadores: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Resumo: | Este trabalho parte da premissa de que todas as histórias do cinema brasileiro merecem um espaço para serem contadas. Pretendemos, a partir da análise de filmes realizados no período do exílio (1970-1973) de diretores intimamente relacionados ao experimentalismo cinematográfico, desenhar possíveis encadeamentos entre a experiência do exílio, a condição do exilado e a criação artística, e, ainda, buscar compreender como esses temas podem mutuamente se atravessar. Para isso, dividimos a pesquisa em dois momentos: a primeira parte é dedicada à compreensão do lugar e das definições que o cinema experimental brasileiro pôde assumir no contexto do final dos anos 1960 e início dos anos 1970 e como essa designação será usada aqui. Já na segunda metade buscaremos refletir sobre as obras de diretores que num ponto crítico da ditadura (pouco tempo após a instituição do AI-5) decidiram partir do país e encontrar maneiras de dar prosseguimento aos seus esforços criativos sob novas configurações relacionais e territoriais. Entre os filmes analisados estão O demiurgo do músico, escritor e diretor estreante Jorge Mautner, Forofina, do mineiro Sylvio Lanna e Lágrima-Pantera, a míssil, de Julio Bressane. |
Resumen : | This work is based on the premise that all the stories of Brazilian cinema deserve a space to be told. Based on the analysis of films made during the period of exile (1970-1973) by directors closely related to cinematographic experimentalism, we intend to draw possible links between the experience of exile, the condition of the exiled and artistic creation, and also to understand how these themes can mutually cross. To this end, we divide the research into two parts: the first part is dedicated to understanding the place and the definitions that Brazilian experimental cinema could assume in the context of the late 1960s and early 1970s and how this designation will be used here. In the second half we will seek to reflect on the works of directors who, at a critical point of the dictatorship (shortly after the institution of AI-5) decided to leave the country and find ways to continue their creative efforts under new relational and territorial configurations. Among the films analyzed are O demiurgo by musician, writer and first-time director Jorge Mautner, Forofina, by Sylvio Lanna and Lágrima-Pantera, a míssil, by Julio Bressane. |
Palabras clave : | Exílio Cinema experimental Cinema brasileiro Exile Experimental cinema Brazilian cinema |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14509 |
Fecha de publicación : | 30-mar-2022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons