Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14483
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
geovanabragafurtado.pdfPDF/A1.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A parte diversificada do currículo de uma escola de ensino médio em tempo integral no estado do Ceará
Author: Furtado, Geovana Braga
First Advisor: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Barcellos, Marcília Elis
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão investigou a parte diversificada do currículo a partir das evidências coletadas durante o período de transição do ensino médio regular para o ensino médio em tempo integral, ocorrido no triênio 2019-2021. O objetivo geral definido para este estudo foi investigar como vem sendo realizado o trabalho da parte diversificada do currículo, no contexto da EEMTI Maria Celeste de Azevedo Porto, com o intuito de identificar as possíveis dificuldades enfrentadas nesse trabalho, para, então, sugerir um Plano de Ação Educacional. Os objetivos específicos da pesquisa foram: descrever a proposta de ensino médio em tempo integral e sua relação com a parte diversificada do currículo; identificar e analisar os desafios presentes na atuação da parte diversificada do currículo, que se configuram como possíveis dificuldades no trabalho com os alunos no ensino médio; propor um conjunto de ações a serem desenvolvidas com a comunidade escolar, na gestão da parte diversificada do currículo, com o intuito de fortalecer essa parte do trabalho curricular na escola. Para tanto, a pesquisa utilizou a estratégia do Estudo de Caso, iniciando com uma pesquisa exploratória, na qual foram consultados documentos e registros em arquivos da escola, seguida da pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas com professores e gestores. Para a análise e interpretação dos dados obtidos, foi feita a revisão de literatura sobre as temáticas envolvidas no contexto do caso em autores que tratam de ciclo de políticas, concepções de educação integral e tempo integral e currículo. A partir da análise dos dados, identificamos como principais dificuldades: o conhecimento parcial e fragmentado dos textos da política; lacunas na proposta dos clubes estudantis quanto à atuação dos estudantes; indisponibilidade de recursos necessários à atuação da política; necessidade de contextualizar o modelo pedagógico comunidade de aprendizagem; lacunas na formação dos professores; ausência de serviço de apoio psicológico aos professores; implantação inadequada do trabalho voltado ao desenvolvimento de competências socioemocionais; não valorização da parte diversificada do currículo por parte dos estudantes. Diante desses achados da pesquisa, foi apresentado um Plano de Ação Educacional (PAE), com propostas voltadas para a formação continuada de professores, formação de estudantes, campanha junto à comunidade escolar e atuação da gestão escolar.
Abstract: The present dissertation was developed within the scope of the Professional Master's in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case investigates the diversified part of the curriculum from the evidence collected during the transition period from regular high school to full-time high school, occurred in the triennium 2019-2021. The general objective defined for this study was to investigate how the work of the diversified part of the curriculum has been carried out, in the context of the Maria Celeste de Azevedo Porto School (EEMTI), with the aim of identifying possible difficulties faced in this work, and then suggest an Educational Action Plan. The specific objectives of the research are: To describe the proposal of Full-Time High School and its relationship with the diversified part of the curriculum; Identify and analyze the challenges present in the performance of the diversified part of the curriculum, which are configured as possible difficulties in working with students in high school; Propose a set of actions to be developed with the school community, in the management of the diversified part of the curriculum with the purpose of strengthening this part of the curricular work in the school. To this end, the research carried out used the Case Study strategy, starting with an exploratory research, in which documents and records in the school's archives were consulted, followed by a qualitative research. For data collection, interviews with teachers and managers were used. For the analysis and interpretation of the data obtained, a literature review was carried out on the themes involved in the context of the case, based on authors who deal with the policy cycle, conceptions of integral and full-time education and curriculum. From the data analysis the main difficulties identified were: partial and fragmented knowledge of the policy texts; gaps in the proposal of student clubs regarding the performance of students; Unavailability of resources for policy action; need to contextualize the pedagogical model of learning; gaps in teacher training; absence of psychological support service for teachers; inadequate implementation of work aimed at the development of socio-emotional skills; non-valuation of the diverse part of the curriculum by students. In view of these research findings, an Educational Action Plan (PAE) was presented, with proposals aimed at continuing teacher training, student training, campaigning with the school community and performance of school management.
Keywords: Ciclo de políticas
Educação e formação integral
Currículo diversificado
Cycle of policy
Integral education and training
Diversified curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00079
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14483
Issue Date: 4-Mar-2022
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons