https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14482
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
renedeaquinorodrigues.pdf | PDF/A | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Impactos do Sistema permanente de avaliação da educação básica do Ceará (Spaece) na educação matemática: a apropriação pedagógica dos resultados na escola estadual de ensino fundamental e médio José Tristão Filho |
Autor(es): | Rodrigues, Renê de Aquino |
Primeiro Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Membro da banca: | Oliveira Junior, Lourival Batista de |
Membro da banca: | Costa, Mariane Ambrósio |
Resumo: | O presente texto é desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão relaciona-se à apropriação e ao uso dos resultados das avaliações externas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) pela gestão escolar, professores de Matemática e áreas afins da EEFM José Tristão Filho. O trabalho justifica-se por considerarmos que o caráter diagnóstico das avaliações externas pode ser aproveitado como indício para pensar os recursos pedagógicos da escola, o desenvolvimento de propostas e metas para a superação das dificuldades, sinalizadas pelos resultados obtidos. Como objetivo geral, este trabalho pretende investigar e analisar por quais motivos a EEFM José Tristão Filho vem obtendo resultados em faixas críticas no que se refere ao Spaece em Matemática. Tomando por base tal objetivo, temos a seguinte questão de pesquisa: Quais estratégias podem ser adotadas na EEFM José Tristão Filho para a melhoria de seus resultados, localizados em faixas críticas, na disciplina de Matemática no Spaece? A metodologia de pesquisa adotada foi de natureza qualitativa por meio de boletins com resultados do Spaece; questionários aplicados aos professores de diferentes áreas; Roda de Conversa com os professores de Matemática e Professor Coordenador de Área (PCA); entrevista semiestruturada com o gestor escolar. Com base na análise dos dados gerados durante a pesquisa, percebemos existirem lacunas na análise e discussão dos dados oriundos da avaliação em larga escala; o seu possível uso no planejamento escolar; a integração das disciplinas para a responsabilização pelos resultados da instituição escolar. A partir disso, apresentamos um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa contribuir com a gestão escolar para melhorar a compreensão da equipe escolar sobre o Spaece e o possível uso pedagógico dos dados produzidos pela avaliação em larga escala. |
Abstract: | This present text is developed under the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), linked to the College of Education of the Federal University of Juiz de Fora. The management case studied is related to the appropriation and use of the results of the external evaluations of the Permanent System of Evaluation of Basic Education of Ceará – (Spaece) by the school management, Mathematics teachers and related areas of the EEFM José Tristão Filho. This study is justified because we consider that the diagnostic character of external evaluations can be used as a clue to think about the pedagogical resources of the school, the development of proposals and goals to overcome difficulties, as indicated by the results obtained. As a general objective, this study intends to investigate and analyze the reasons why the EEFM José Tristão Filho has been obtaining results in critical ranges with regard to Spaece in Mathematics. Based on this objective, we have the following research question: What strategies can be adopted at EEFM José Tristão Filho to improve its results, located in critical ranges, in the subject of Mathematics in the Spaece? The research methodology adopted was qualitative in nature, using report cards with the results of the Spaece; questionnaires applied to teachers from different areas; Round of Conversation with Mathematics teachers and Area Coordinating Teacher (PCA); and semi-structured interview with the school manager. Based on the analysis of the data generated during the research, we realized that there are gaps in the analysis and discussion of data from the large-scale assessment; its possible use in school planning; the integration of subjects for accountability for the results of the school institution. Based on this, we present an Educational Action Plan (PAE) that aims to contribute to school management to improve the school team's understanding of the Spaece and the possible pedagogical use of the data produced by the large-scale assessment. |
Palavras-chave: | Avaliação externa Apropriação de resultados Spaece External evaluation Appropriation of results Spaece |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00099 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14482 |
Data do documento: | 18-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons