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Type: Dissertação
Title: Capacidade de voo e suas relações com aspectos físicos, clínicos e comportamentais em aves do gênero Amazona (Lesson, 1830) (Psittacidae) em cativeiro
Author: Vital, Victor Araújo Franzone
First Advisor: Sant’Anna, Aline Cristina
Referee Member: Andriolo, Artur
Referee Member: Vasconcellos, Angélica da Silva
Resumo: Os papagaios compõem o grupo de aves mais ameaçado de extinção em todo o mundo. Devido à sua popularidade e por apresentarem características atrativas aos seres humanos, esses animais são os principais atingidos pelo tráfico ilegal de animais silvestres, além de sofrerem com a ampla destruição de seu hábitat natural. Por esses motivos, muitos indivíduos desse grupo chegam até os Centros de Triagem de Animais Silvestres, a partir dos quais têm a oportunidade de voltar à natureza. Porém, esses animais podem passar parte ou mesmo toda sua vida em cativeiro enquanto animais de companhia e, por esse motivo, perdem habilidades que são essenciais para a sobrevivência em vida-livre, como a capacidade de voo e a aversão ao ser humano. Além disso, a condição na qual papagaios são geralmente mantidos em cativeiro prejudica características importantes para o processo de reabilitação desses animais e que estão diretamente ligadas ao voo e interação humano-animal, como o peso, condição das penas, carga alar, temperamento e parasitismo. Para reverter essa situação, treinamentos pré-soltura vêm sendo aplicados com foco na recuperação de comportamentos cruciais para o processo de reintrodução. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência de aspectos físicos, parasitológicos, comportamentais e de um treinamento na capacidade de voo e aversão a humanos em papagaios cativos, candidatos à reintrodução. Para isso, 38 papagaios passaram por um protocolo de treinamentos de voo e de aversão ao humano durante 10 semanas. Nós observamos aumento significativo na capacidade voo dos animais, que passaram a voar melhor e por mais tempo. Da mesma maneira, a aversão ao ser humano aumentou significativamente nos animais do estudo. Os fatores que influenciaram significativamente na condição de voo foram: peso, carga alar, condição de plumagem, além do treinamento, que também teve influência significativa para a aversão a humanos. Com relação ao temperamento animal, os animais ousados, que exploraram e se aproximaram mais de um ser humano ou novo objeto, foram menos avessos ao ser humano. Ainda, os animais mais tímidos, que ficam menos expostos a riscos, tiveram um melhor desempenho de voo. A partir do protocolo aplicado foi possível aprimorar habilidades essenciais para a sobrevivência dos animais em vida livre. Ainda, nós identificamos fatores que devem ser tratados com cautela e que auxiliam na escolha dos animais aptos para a soltura na natureza, processo importante para conservação de espécies ameaçadas.
Abstract: The maintenance of parrots in captivity, caused by the illegal traffic and ownership of these animals, makes them lose essential abilities for free-living survival, such as flight capacity and human avoidance, which hinders the success of reintroduction programs. Here, we assessed the influence of physical, parasitological, and behavioral aspects and a training protocol on flight capacity and aversion to humans in captive parrots which were candidates for reintroduction. Therefore, 38 parrots were submitted to a flight training and human aversion training protocol for 10 weeks. The following variables were registered over time for each animal: human aversion score, flight score, flight time (in s), and latency to flight (in s). A GLMM was adjusted to analyze the flight performance of the parrots over time, as well as the effects of body weight, wing load, occurrence of intestinal parasites, and plumage condition. Pearson correlation coefficients were applied to evaluate the association of parrots' temperament with flight capacity and responsiveness to humans. We have observed a significant increase in the flight time and flight score, as well as in the human aversion score. Factors that significantly influenced the flight capacity were body weight, wing load, and plumage condition, besidesthe training itself, which also significant for human avesion. The temperament dimension neophilia was negatively correlated to the human aversion scores, whereas the risk-taking dimension was negatively correlated to flight capacity. Using the training protocol, it was possible to improve abilities essential for the animal’s survivorship in wild. Furthermore, we identified factors that must be treated cautiously and that aid in the selection of individuals who are suitable for reintroduction, an important process for the conservation of endangered species.
Keywords: Comportamento
Interação humano-animal
Reintrodução
Temperamento
Treinamento de voo
Behavior
Flight training
Human-animal interaction
Reintroduction
Temperament
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação da Natureza
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00283
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14417
Issue Date: 30-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Biodiversidade e Conservação da Natureza (Dissertações)



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