https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14358
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
naianydearaujosantoscosta.pdf | PDF/A | 9.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autorretratos de septuagenários: Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo no Museu Mariano Procópio |
Autor(es): | Costa, Naiany de Araújo Santos |
Primeiro Orientador: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Membro da banca: | Caetano, Renata Oliveira |
Membro da banca: | Dias, Elaine Cristina |
Membro da banca: | Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
Membro da banca: | Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
Resumo: | A pesquisa consiste em analisar os autorretratos em fase idosa de Henrique Bernardelli e Rodolfo Amoedo doados à Alfredo Ferreira Lage, em 1929, e entregue posteriormente ao Museu Mariano Procópio. Confrontados com outros documentos do período, como artigos de periódicos, fotografias, retratos e autorretratos, foi possível delinear um determinado modo dos pintores se exibirem, evidenciando uma preocupação com a posição social assumida pela profissão. Nesse sentido, não houve uma mudança profunda dessa perspectiva na velhice ativa, quando ambos continuaram a exercer o ofício, contudo, na impossibilidade de prolongar a situação de ajustamento entre trabalho e envelhecimento a exposição imagética deles sofreu uma alteração, cada um com sua individualidade e em circunstâncias próprias. De todo modo, eles persistiram, tanto quanto puderam, em mostrar suas figuras como profissionais dedicados, mesmo numa fase de transformações físicas, psíquicas e sociais como a senectude. |
Abstract: | The research consists of analyzing Henrique Bernardelli and Rodolfo Amoedo's selfportraits donated to Alfredo Ferreira Lage, in 1929, and later delivered to the Mariano Procópio Museum. Faced with other documents of the period, such as periodical articles, photographs, portraits and self-portraits, it was possible to outline a certain way for painters to exhibit themselves, evidencing a concern with the social position assumed by the profession. In this sense, there was no profound change in this perspective in active old age, when both continued to exercise the profession, however, in the impossibility of prolonging the situation of adjustment between work and aging, their image exposure underwent a change, each with their individuality and in their own circumstances. In any case, they persisted, as much as they could, in showing their figures as dedicated professionals, even in a phase of physical, psychic and social transformations such as senectude. |
Palavras-chave: | Autorretrato Henrique Bernardelli Rodolfo Amoedo Museu Mariano Procópio Self-portrait Henrique Bernardelli Rodolfo Amoedo Mariano Procópio Museum |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00445 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14358 |
Data do documento: | 27-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons