https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14353
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alinediasdesouza.pdf | PDF/A | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O ensino da biotecnologia na educação básica: uma sequência didática sobre organismos geneticamente modificados |
Author: | Souza, Aline Dias de |
First Advisor: | Munk, Michele |
Referee Member: | Santos, Marcelo de Oliveira |
Referee Member: | Tavares, Leticia Stephan |
Resumo: | Nas últimas décadas tem se intensificado os avanços na área da biotecnologia e sua relação com a vida cotidiana dos indivíduos, por meio de produtos disponíveis nas mais diversas áreas, como na indústria alimentícia, farmacêutica, de combustíveis, além de suas interações com o meio ambiente. Nesse cenário, a abordagem desta área de estudo faz - se bastante relevante, a fim de promover nos estudantes o letramento científico com o desenvolvimento de uma consciência crítica, que contribua para que possam se tornar cidadãos capazes de realizar suas escolhas de forma consciente. O objetivo do trabalho foi desenvolver atividades ativas e investigativas, analisar sua contribuição para a construção dos conceitos e a promoção do pensamento crítico-reflexivo do estudante do ensino médio a respeito dos organismos geneticamente modificados (OGMs). As atividades remotas propostas consistiram em análises de textos, imagens e vídeos, aulas com metodologia ativa e investigativa associada a debates guiados, oficina simulando a produção de DNA recombinante, júri simulado e oficina de produção de texto para criação de podcast sobre o tema. Este estudo apresentou uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos para coleta de dados constaram da análise de questionários pré e pós-teste, de caderno de campo e da gravação das aulas, a fim de verificar os saberes e crenças assim como avaliar os impactos da sequência didática (SD) nas percepções dos discentes a respeito dos OGMs. Os resultados mostraram que as concepções dos estudantes se baseavam nas do senso comum e que havia dificuldade para argumentação. Ao longo da aplicação das atividades, pôde-se perceber crescente motivação e engajamento, apesar do impacto causado pelo modelo de ensino remoto emergencial adotado. Foi constatado também maior domínio na proposição de argumentos e alterações nas percepções ao final da realização de todas as etapas da SD. Concluiu-se que a utilização de métodos diversificados, que coloquem o aluno em evidência, que levante questões problematizadoras e que aborde questões reais, é de grande importância quando o intuito é formar indivíduos capazes de se posicionarem de forma consciente e esclarecida, aptos a alterarem a realidade que os cerca |
Abstract: | In the last decades, the advances in biotechnology and its relationship with the daily life of individuals have intensified, by means of products available in the most diverse areas, such as the food, pharmaceutical, and fuel industries, in addition to their interactions with the environment. In this scenario, the approach of this area of study is quite relevant, in order to promote scientific literacy in students with the development of a critical consciousness, which contributes to them becoming citizens capable of making their choices consciously. The objective of this work was to develop active and investigative activities, to analyze their contribution to the construction of concepts and the promotion of criticalreflexive thinking in high school students about genetically modified organisms (GMOs). The proposed remote activities consisted of text and image analysis, classes with active and investigative methodology associated with guided debates, a workshop simulating the production of recombinant DNA, a simulated jury, and a workshop on text production for the creation of a podcast about the theme. This study presented a qualitative approach, whose data collection instruments consisted of the analysis of pre and post-test questionnaires, field notebooks, and class recordings, in order to verify the knowledge and beliefs, as well as to evaluate the impacts of the didatic sequence (DS) on the students' perceptions about GMOs. The results showed that the students' conceptions were based on those of common sense and that there was difficulty in argumentation. Throughout the application of the activities, increasing motivation and engagement could be seen, despite the impact caused by the emergency remote teaching model adopted. It was also found greater mastery in the preposition of arguments and changes in perceptions at the end of performing all stages of the DS. It was concluded that the use of diversified methods that put the student in evidence, that raise problematizing questions, and that address real issues, is of great importance when the intention is to form individuals capable of positioning themselves in a conscious and enlightened way, able to change the reality that surrounds them. |
Keywords: | Metodologia ativa Biotecnologia Ensino investigativo Senso crítico Active methodology Biotechnology Investigative teaching Critical sense |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00142 |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14353 |
Issue Date: | 5-May-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
This item is licensed under a Creative Commons License