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Type: Dissertação
Title: Caracterização da recuperação no voleibol de alto rendimento
Author: Duarte, Thiago Seixas
First Advisor: Bara Filho, Maurício Gattás
Referee Member: Werneck, Francisco Zacaron
Referee Member: Toledo, Heglison Custódio
Resumo: A recuperação é um dos componentes do processo de treinamento, responsável por reestabelecer as capacidades fisiológicas, psicológicas e esportivas, estando relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos do treinamento. O presente estudo teve como objetivos 1) realizar uma revisão sistemática sobre a respostas provocadas pelos métodos de recuperação. Foram utilizadas as bases de dados online Medline, Scielo e Lilacs, selecionando 64 artigos dos métodos de imersão em água fria, contraste, recuperação ativa, massagem e alongamento.. 2) Monitorar e descrever a carga de treinamento e o estado de recuperação de atletas de voleibol, ao longo de uma temporada competitiva; Participaram do estudo 14 atletas do sexo masculino de uma equipe de voleibol adulta. Ao longo de toda a temporada, a carga de treinamento foi monitorada diariamente pelo método da PSE da sessão e o estado de recuperação sendo monitorado pela TQR e QBE, no primeiro e último dia de treinamento da semana. Houve queda na carga de treino do Período Preparatório I para o Período Competitivo I (p=0,03), seguido de aumento no Período Preparatório II (p<0,001) e nova queda no Período Competitivo II (p=0,01) e III (p=0,003). Ocorreu redução significativa da TQR e QBE Pré para a TQR Pós em todos os mesociclos. Na TQR Pré houve queda significativa do Período Preparatório II para o Período Competitivo II (p=0,006), já na QBE Pré houve queda significativa do Período Competitivo II para o Período Competitivo III (p=0,002) e na TQR Pós esta queda foi observada do Período Competitivo I para o Período Preparatório II (p=0,03) e na QBE Pós observou-se aumento significativo do Período Preparatório I para o Período Competitivo I (p=0,002), seguido de queda no Período Preparatório II (p=0,01). Os resultados indicam que as cargas variaram ao longo da temporada, juntamente com a recuperação que variou em função das cargas e das características de cada período. 3) Avaliar o comportamento de variáveis fisiológicas, subjetivas e desempenho de carga de treinamento e recuperação em jogadores de voleibol em semana com jogo de uma competição de alto rendimento. Participaram do estudo 10 atletas do sexo masculino de uma equipe de voleibol adulta. Durante uma semana de treinamentos que antecedeu ao jogo foram analisadas diariamente a carga de treino e o estado de recuperação, por meio da PSE da sessão, TQR e QBE. Foram realizadas 5 coletas de saliva para analise dos hormônios Testosterona e Cortisol e também testes de salto vertical. Houve redução consecutiva na carga de treino do primeiro até o terceiro dia de treino com aumento significativo da carga de treino no sexto dia, seguido novamente por uma redução consecutiva na carga nos dias 7 e 8. A TQR e a QBE apresentaram queda significativa nos dias 2, 4 e 7 e aumento significativo no dia 6. A QBE também apresentou redução significativa no dia 9. O salto vertical apresentou melhora significativa no dia 6 e aumento significativo ao se comparar o dia 1 com o dia 8. O cortisol apresentou aumento significativo do dia 6 para o dia 8 e queda significativa para o dia 9. A testosterona não apresentou diferenças estatísticas ao longo do período avaliado. A razão testosterona cortisol apresentou aumento significativo do dia 8 para o dia 9. Com os resultados dos estudos conclui-se que 1) a utilização de marcadores de recuperação é importante durante o processo de treinamento. E o método de imersão em água fria apresentou mais resultados positivos em relação aos marcadores psicométricos e de desempenho. 2) As cargas de treinamento e a recuperação variaram ao longo da temporada em função e das características de cada período e demonstrando uma relação ente as variáveis. 3) O comportamento das variáveis variou em função de alguns fatores como a carga de treino, número de dias de treino e folga e também devido ao estresse psicofisiológico da partida.
Abstract: Recovery is a component of the training process, responsible for reestablishing the physiological, psychological and athletic abilities, and is related to intrinsic and extrinsic factors of training. This study aimed to 1) conduct a systematic review of the responses caused by recovery methods. The online databases Medline, Scielo and Lilacs were used, selecting 64 articles of immersion technique in cold water, contrast, active recovery, massage and stretching .. 2) Monitor and describe the training load and recovery state volleyball athletes, along a competitive season; The study included 14 male athletes of an adult volleyball team. Throughout the season, the training load was monitored daily by the session RPE method and the recovery state being monitored by TQR and WBS, the first and last day of the week training. There was a decrease in the Preparatory period I training load for the Competitive period I (p = 0.03), followed by an increase in the Preparatory Period II (p <0.001) and further drop in Competitive Period II (p = 0.01) and III (p = 0.003). There was a significant reduction in TQR and WBS Pre to Post TQR and Post WBS in all mesocycles. In TQR Pre significant fall of the Preparatory Period II for Competitive Period II (p = 0.006), as in WBS Pre significant fall of the Competitive Period II for Competitive Period III (p = 0.002) and TQR Post this decrease was observed Competitive I to the Preparatory Period II (p = 0.03) and WBS Post noted a significant increase of the Preparatory Period I to Period Period Competitive I (p = 0.002), followed by a decrease in the Preparatory Period II (p = 0.01). The results indicate that the load varied during the season, which together with the recovery varied depending on the load and the characteristics of each period. 3) To evaluate the behavior of physiological variables, subjective and training load and recovery performance in volleyball players in game week with a high-performance competition. The study included 10 male athletes of an adult volleyball team. During a week of training leading up to the game were analyzed daily training load and the state of recovery through the session RPE, TQR and WBS. There were 5 of saliva collected for analysis of testosterone and cortisol hormones and also vertical jump tests. There were consecutive reduction in training load from the first to the third day of training with significant increase in training load on the sixth day, followed again by a consecutive reduction in the load on 7 and 8. The TQR and WBS showed a significant drop in days 2, 4 and 7 and significant increase on day 6. The WBS also showed significant reduction in day 9. The vertical jump showed significant improvement on the 6th and significant increase when comparing the 1st to the 8th. Cortisol increased significantly the 6th to the 8th and significant drop for the day 9. Testosterone showed no statistical differences during the study period. The reason testosterone cortisol increased significantly from day 8 to day 9. The results of the studies conclude that 1) the use of recovery markers is important during the training process. And the immersion method in cold water showed better results in relation to markers and psychometric performance. 2) The training loads and recovery varied throughout the season and depending on the characteristics of each period and showing a relation between the variables. 3) The behavior of the variables varied depending on such factors as the training load, number of training days and off and also because of psychophysiological stress departure.
Keywords: Treinamento Esportivo
Recuperação
Monitoramento
Voleibol
Sports Training
Recovery
Monitoring
Volleyball
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação Física
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1426
Issue Date: 3-Nov-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação Física (Dissertações)



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