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Type: Dissertação
Title: De agências bancárias a centros culturais: o caráter simbólico da arquitetura
Author: Alves, Janércia Aparecida
First Advisor: Braida, Frederico
Co-Advisor: Abdalla, José Gustavo Francis
Referee Member: Colchete Filho, Antonio Ferreira
Referee Member: Marques, Aline Calazans
Resumo: A pesquisa aborda o tema da arquitetura bancária e suas conversões ao longo do tempo, especialmente seus novos usos como centros culturais. As agências bancárias são espaços destinados a negociações e transações financeiras, funcionando, também, como lugares de relacionamento social. Esses espaços vêm se adaptando, considerando a prevalência permanente de movimentos temporais, como o incremento e expansão tecnológicos. As grandes agências bancárias, ou seus prédios-sede, são edificações que representam o poderio das instituições financeiras, participantes das histórias das cidades onde se localizam. Registra-se atualmente menor presença de público nas suas dependências, uma tendência permanente, com clientes se valendo dos serviços virtuais ofertados. Perante tal cenário, questiona-se: qual a lógica subjacente ao processo de conversão de agências bancárias em centros culturais? Adotase por hipótese que a arquitetura bancária, imponente e implantada em localizações privilegiadas, cujo uso seja ressignificado, venha a ser identificada como símbolo das instituições às quais se correlaciona, perpetuando seu poderio e trajetória. Tem-se como objetivo geral a compreensão do processo de conversão das agências bancárias em centros culturais, e da lógica que se aplica a essas conversões, considerando, em especial, o caráter simbólico presente na manutenção da arquitetura bancária e sua importância para a sociedade. Para atingir os objetivos, a metodologia adotada foi a revisão de literatura sobre arquitetura bancária e centros culturais, dos seus primórdios à contemporaneidade. Realizou-se estudo de casos exemplares, tomando por objeto empírico três agências bancárias brasileiras, pertencentes a instituições bancárias representativas para a economia brasileira - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander – justificadas por terem centros culturais implantados em suas antigas agências. Espera-se que a pesquisa contribua para a compreensão do processo de conversão de agências bancárias em centros culturais, destacando a preservação da imagem institucional bancária, evidenciando a relevância histórica da arquitetura bancária, bem como sua carga simbólica.
Abstract: The research addresses the theme of banking architecture and its conversions over time, especially its new uses as cultural centers. Bank branches are spaces for negotiations and financial transactions, also functioning as places for social relationship. These spaces have been adapting, considering the permanent prevalence of temporal movements, such as technological growth and expansion. Large bank branches, or their headquarters buildings, are buildings that represent the power of financial institutions, participants in the stories of the cities where they are located. Currently, there is less presence of the public on its premises, a permanent trend, with customers taking advantage of the virtual services offered. In this scenario, the question is: what is the underlying logic in the process of converting bank branches into cultural centers? It is hypothesized that banking architecture, imposing and implanted in privileged locations, whose use is re-signified, will be identified as a symbol of the institutions to which it correlates, perpetuating its power and trajectory. The general objective is to understand the process of converting bank branches into cultural centers, and the logic that applies to these conversions, considering, in particular, the symbolic character present in the maintenance of banking architecture and its importance for society. To achieve the objectives, the methodology adopted was a literature review on banking architecture and cultural centers, from its beginnings to contemporaneity. A study of exemplary cases was carried out, taking as empirical object three Brazilian banking agencies, belonging banking institutions representing the Brazilian economy – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander – justified by having cultural centers implanted in their old agencies. It is expected that the research will contribute to the understanding of the process of converting bank branches into cultural centers, highlighting the preservation of the institutional banking image, evidencing the historical relevance of banking architecture as well as its symbolic load.
Keywords: Arquitetura bancária
Arquitetura simbólica
Centros culturais
Conversão
Ressignificação
Banking architecture
Symbolic architecture
Cultural centers conversion
Resignification
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Engenharia
Program: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00120
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14252
Issue Date: 4-Apr-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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