Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14250
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cristianeturnesmontezano.pdfPDF/A2.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: O ao vivo no Youtube: a construção de narrativa e interação nas lives do canal “omeleteve”
Author: Montezano, Cristiane Turnes
First Advisor: Pernisa Júnior, Carlos
Referee Member: Coutinho, Iluska Maria da Silva
Referee Member: Silva, Edna de Mello
Resumo: Esse trabalho procura entender como o conteúdo nativo digital constrói suas narrativas em relação à linguagem e inserção de interatividade em suas transmissões ao vivo. Esse formato é pouco explorado nesse ambiente e escapa da lógica que se sobrepõe e mais atrai os usuários da Internet, o on demand - que pode ser acessado a qualquer hora pelo usuário e espectador da plataforma -, e se aproxima do carro chefe da lógica televisiva, a simultaneidade no consumo do conteúdo. Buscamos realizar reflexões sobre a importância do uso das novas tecnologias, seu lugar como possíveis construtoras de narrativas e ambientes para pensar sobre os modos e articulações envolvidos na inserção de interação. Para tanto, analisaremos as lives transmitidas pelo canal “omeleteve”, que realiza esse tipo de conteúdo desde 2014. A partir de uma observação geral das lives realizadas pelo canal foram selecionadas seis para serem analisadas, cada uma delas referente a um dos anos que compõem o nosso período de investigação. A dissertação recorre à metodologia de Análise da Materialidade Audiovisual desenvolvida por Iluska Coutinho, no âmbito do grupo Núcleo de Jornalismo e Audiovisual - NJA, para apontar caminhos e construir fichas de análise que norteiem nossa pesquisa. Nesse processo de análise também recorreremos a outros estudos que possam auxiliar no entendimento e na conceituação dos elementos a serem pesquisados, como os estudos de Luiz Gonzaga Motta, acerca do que se entende por narrativa, e o trabalho desenvolvido pelo pesquisador Alex Primo para pensar a interação na mídia. Com base na análise é possível inferir que o audiovisual ao vivo realizado para o YouTube abarca uma mistura de características narrativas, que perpassam a mídia tradicional e também as características de constituição de vídeos moldados ao longo dos anos na plataforma. A partir da linguagem desenvolvida no site e a televisiva, as produções são construídas e ainda apresentam aspectos particulares obtidos pelas possibilidades do ambiente digital, com a inserção de interatividade de modo orgânico e proveitoso para a narrativa, porém também é perceptível que o uso desses recursos não são explorados na totalidade de suas potencialidades.
Abstract: This work seeks to understand how digital native content builds its narratives in relation to language and the insertion of interactivity in its live broadcasts. This format is little explored in this environment and escapes the logic that overlaps and most attracts Internet users, the on demand - which can be accessed at any time by the user and viewer of the platform -, and approaches the flagship of television logic, the simultaneity in content consumption. We seek to reflect on the importance of using new technologies, their place as possible constructors of narratives and environments to think about the modes and articulations involved in the insertion of interaction. Therefore we will analyze the lives broadcast by the YouTube channel “omeleteve”, which produces type of content since 2014. From a general observation of the lives made by the channel, six (6) were selected to be analyzed, each of them referring to one of the years that make up our research period. The dissertation uses the methodology of Analysis of Audiovisual Materiality developed by Iluska Coutinho, within the scope of group the Núcleo de Jornalismo e Audiovisual - NJA, to point out ways and build analysis sheets that guide our research. In this analysis process, we will also resort to other studies that can help in the understanding and conceptualization of the elements to be researched, such as Luiz Gonzaga Motta’s studies, about what is meant by narrative, and the work developed by the researcher Alex Primo to think about the interaction in the media. Based on the analysis, it is possible to infer that the live audiovisual produced for YouTube encompasses a merge of narrative characteristics, which permeate traditional media and also the characteristics of the constitution of videos shaped over the years on the platform. From the language developed on the website and television, the productions are built and still present particular aspects obtained by the possibilities of the digital environment, with the insertion of interactivity in an organic and profitable way for the narrative, however, it is also noticeable that the use of these resources is not exploited to its full potential
Keywords: Comunicação
Interação
Narrativas digitais
YouTube
Communication
Interaction
Live
Narrative digital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00138
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14250
Issue Date: 10-May-2022
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons