Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1421
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tiagomateuskreppdossantos.pdf14.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Benefícios do programa geogebra para o ensino de geometria
Autor(es): Santos, Tiago Mateus Krepp dos
Orientador: Gomes, José Barbosa
Miembros Examinadores: Vasconcelos, Sérgio Guilherme de Assis
Miembros Examinadores: Jesus, Catarina Mendes de
Resumo: Este trabalho sugere uma nova alternativa para o ensino de geometria, utilizando o software Geogebra. Nele, foram montados vários aplicativos para que o aluno interaja e deduza fórmulas ou propriedades. As atividades foram escolhidas para auxiliar o aluno a não precisar decorar fórmulas e sim deduzi-las (principalmente as de áreas, mesmo contendo um aplicativo sobre soma dos ângulos externos), o que facilita a compreensão de outros assuntos, inclusive de outras disciplinas, pois o aluno acostuma com a dedução. Para isso introduzirei resumos e imagens das atividades sugeridas. O Geogebra é um software dinâmico e livre, disponível em vários idiomas, inclusive português, com ferramentas para o ensino-aprendizagem de geometria, cálculo, álgebra, estatística, entre outros. Esta obra contém relatos de alunos das atividades aplicadas, opiniões, sugestões, além de um resumo de cada aplicativo, como foram aplicados, como foram construídos e ainda alguns recursos do programa. Apesar dos aplicativos não serem demonstrações, este trabalho visa a possibilidade do aluno criar a capacidade lógica-dedutiva. Há um capítulo com as demonstrações dos resultados trabalhados. Concluo, portanto, com uma análise sobre novas tecnologias, abordagens diferenciadas e as vantagens da utilização dessa proposta no ensino fundamental ou médio.
Resumen : This work suggest a new alternative to teach geometry, resorting to the software Geogebra. Some apps had been created for the student interact and deduce the formulas or properties. The assignments were chosen for help the student to don’t memorize formulas but deduce them (mainly refers area, even has an app about sum of external angles), which become easy to comprehension about others subject, inclusive about areas, because the student wins the deduction to himself. In order to this, I will introduce abstracts and pictures from the assignments suggested. The Geogebra is a dynamic and free software, available multiple language, inclusive Portuguese, providing tools to teach-learning geometry, calculus, algebra, and statistics, among other. This work has reports from students about the assignments, with opinions, suggestions and an abstract to each app, as were applied and were built, and with some program features. Still the apps are not the real proof, this work objective the possibility to the student create a deductive-logical capacity. There is a chapter for all statements for the work results. Thus, I conclude an analysis about new technologies with their different approaches and the advantages to use this tool to teach middle and high school.
Palabras clave : Geogebra
Geometria
Tecnologia
Geogebra
Geometry
Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1421
Fecha de publicación : 21-mar-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.