Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14203
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
camiladospassosroseno.pdfPDF/A2.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Trajetórias de professoras lésbicas na educação básica: saberes docentes como resistência
Author: Roseno, Camila dos Passos
First Advisor: Auad, Daniela
Referee Member: Barbosa, Silvana Mota
Referee Member: Souza, Maria Zelia Maia de
Referee Member: Cordeiro, Ana Luisa Alves
Referee Member: Silva, Zuleide Paiva da
Resumo: A pesquisa intitulada: “Trajetórias de professoras lésbicas na educação básica: saberes docentes como resistência” tem como objetivo conhecer como os saberes docentes e a identidade docente são constituídos pelas lesbianidades de professoras da educação básica. Para alcançar esse objetivo, escolhemos a metodologia da “Bola de Neve” que nos permitiu localizar sete professoras lésbicas, que atuam na região Nordeste do Brasil. Utilizamos, ainda, o método autobiográfico como inspiração, para identificar, através das trajetórias de vida, os saberes docentes, ao entender estes como resistência. A formulação dessa metodologia híbrida encontra-se ancorada nas pesquisas qualitativas em educação, nos estudos feministas, nas narrativas autobiográficas, seja pelas histórias de vida contempladas, seja pelas trajetórias das professoras. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professoras lésbicas, as protagonistas do presente estudo, que declararam sua orientação sexual nos seus locais de trabalho. Desse modo, identificamos diversos saberes docentes e estratégias utilizadas por essas professoras para acolher e proteger estudantes que se encontram vulneráveis, devido às suas orientações sexuais ou identidades de gênero, assim como, formas de resistência aos assédios ocorridos pelos seus pares contra elas e contra discentes, no ambiente escolar. Assim, buscamos também, através desse estudo, visibilizar essas trajetórias e estratégias, por considerar que essas docentes produzem conhecimentos que devem ser incorporados nas formações inicial e continuada de professoras e professores. Trata-se, ainda, de estudo que pode contribuir para a expansão do conhecimento do campo da Educação, a partir das lesbianidades, ao apontar caminhos para o fortalecimento e estabilidade profissional de professoras lésbicas em seus locais de trabalho, o que não está até o momento assegurado pelas instâncias conhecidas de participação.
Abstract: The research entitled: “Trajectories of lesbian teachers in basic education: teachers knowledge as resistances” aims to know the teachers knowledge and a teachers identity constituted by the lesbianitys, and lesbian teachers in of basic education. To achieve this goal, we chose the methodology of the “Snow Ball”, that allow us to locate to find seven lesbians teachers, in Northeast region of Brazil. We also use the autobiographical method as inspiration, to identify, through life trajectories, the teachers knowledge, when understanding it as resistance. The formula of this hybrid methodology is anchored in qualitative research in education, in feminists, in autobiographical narratives, or in the stories of those contemplated, in the trajectories of the teachers. Semi-structured interviews were carried out with lesbian teachers, as protagonists of the study who declared their sexual orientation in their workplaces. In this way, teachers knowledge are used by these women to welcome and protect students who identify with their different models, as their identities according to their orientations, forms of resistance against harrasment that this queer students may have soffer in the school. Also, through our trajectories and studies, to make these trajectories visible and teachers and professors must be formed by trainers. It is a study that can contribute to the expansion of knowledge in the field of education, from lesbians, to guidance, even to the strengthening and professional stability of lesbian teachers in their workplaces, which is not currently available. assured by the known instances of participation.
Keywords: Professoras lésbicas
Educação básica
Saberes docentes
Lesbianidades
Lesbian teachers
Basic education
Teachers knowledges
Lesbianity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00022
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14203
Issue Date: 27-Apr-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons