Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14140
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
thaissartorischeffer.pdfPDF/A865.04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Por uma educação de qualidade: um estudo sobre a formação da agenda de valorização salarial do professor da educação básica
Autor(es): Scheffer, Thaís Sartori
Orientador: Paula, Cristiane Jalles de
Miembros Examinadores: Teixeira, Beatriz de Bastos
Miembros Examinadores: Ribeiro, Leonardo
Resumo: Neste trabalho busco identificar as forças políticas e a forma como ocorreram as negociações entre os poderes e movimento de base que viabilizou o piso salarial do professor da educação básica entrar na agenda do governo e tornar-se lei em 2008. Nesta análise foi possível conhecer o funcionamento do estado brasileiro sobre as negociações políticas para a aprovação de uma lei. Defendo que os políticos, em parte, agem a partir de seus pontos de vista sobre a vida social, sendo assim a aprovação desta lei é também resultado do encontro de atores com crenças semelhantes entre os diferentes poderes. Demostro que as ações de valorização salarial do professor da educação básica surgiram de forma mais estruturada por ocasião dos debates constituintes (1987-1988), e tem sua primeira janela de oportunidade constituída durante o governo Itamar Franco, quando assume o Ministério da Educação Murilo Hingel, durante o governo Fernando Henrique esta janela é fechada e só é aberta novamente durante o segundo governo Lula quando assume o Ministério da Educação Fernando Haddad.
Resumen : -
Palabras clave : Políticas Públicas
Valorização salarial
Educação básica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14140
Fecha de publicación : 31-ago-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons